Topo

Um ano após Mano, Corinthians vê decadência do ex-técnico e atinge o auge em 2011

Mano Menezes deixou o Corinthians na liderança do Brasileirão em 2010 - Joel Silva/Folhapress
Mano Menezes deixou o Corinthians na liderança do Brasileirão em 2010 Imagem: Joel Silva/Folhapress

Renan Prates

Em São Paulo

19/07/2011 07h00

Já se passou um ano que Mano Menezes e Corinthians não estão mais juntos. Mas clube e técnico seguiram caminhos opostos, pois um está em decadência e o outro atingiu o seu auge em 2011.

O treinador da seleção brasileira fez seu último jogo pelo Corinthians no dia 25 de julho do ano passado, quando venceu o Guarani por 3 a 1 e entregou o clube na liderança para seu sucessor Adilson Batista. Mano foi alçado ao posto de comandante do Brasil pelo bom trabalho no time paulista, onde conquistou três títulos (Brasileirão da Série B, Paulistão de forma invicta e Copa do Brasil), além de contar com a desistência do preferido Muricy Ramalho.

MANO MENEZES E CORINTHIANS EM SITUAÇÕES OPOSTAS EM 2011

Mano acabou de ser eliminado com o Brasil em sua primeira competição oficial, a Copa América, ao ver a sua equipe ter um desempenho pífio nas penalidades e cair nas quartas contra o Paraguai. Junto com a saída precoce, vieram as críticas intensas ao seu trabalho e os ‘cornetas’ de plantão fizeram a festa. Em contrapartida, o Corinthians vive o outro lado da moeda, pois é o líder do Brasileirão com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado ainda sem contar com Adriano, o principal reforço do clube em 2011, e perto de trazer o atacante Carlitos Tevez.

TITE MANTIDO COMO TREINADOR: A APOSTA CERTA DE ANDRÉS

Tite, que assumiu o Corinthians após a queda precoce de Adilson no ano passado, terminou o Brasileirão-2010 de forma invicta, mas no terceiro lugar. O treinador quase foi mandado embora após o vexame na Pré-Libertadores deste ano, mas resistiu e agora colhe os frutos de mais de 90% de aproveitamento no Nacional. O segredo do sucesso do Corinthians neste Brasileirão não passa apenas pela atitude do presidente Andrés Sanchéz de dar um voto de confiança ao trabalho de Tite, mas também pelo fato de que a saída ainda na Pré-Libertadores gerou um ganho na parte física, já que o clube jogou durante boa parte do primeiro semestre uma vez por semana.

SEGREDO DE TITE: ESQUEMA DE MANO E ACEITAÇÃO DO DISCURSO

As ideias do treinador foram bem absorvidas pelos jogadores. Para quem dúvida do fato, é só notar que os atletas mantêm um discurso muito semelhante ao de Tite ao falar sobre o ótimo momento da equipe no Brasileirão e ressaltar cautela sobre as chances de título. Tite também conseguiu êxito ao resgatar o 4-2-3-1 da passagem de Mano, que fez com que jogadores como o meia-atacante Jorge Henrique (foto) voltassem a render o que sabe.

PRÓXIMO DESAFIO: LIDAR COM O DESCONTENTAMENTO DOS RESERVAS

O maior problema do treinador, por incrível que pareça, é conter a euforia e os egos dos medalhões loucos para figurarem no onze titular, como Alex, Emerson Sheik (foto) e Adriano, que ainda se recupera de lesão.