Topo

Adriano encara rejeição interna no Fla, mas pode retornar ao clube como 'arma política'

Adriano pode voltar ao Flamengo pela grande aceitação que tem da torcida do clube - Adriano Zappe/ VIPCOMM
Adriano pode voltar ao Flamengo pela grande aceitação que tem da torcida do clube Imagem: Adriano Zappe/ VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/03/2012 06h10

O anúncio da saída de Adriano do Corinthians pegou os dirigentes do Flamengo de surpresa e reacendeu uma antiga discussão dentro do rubro-negro sobre uma possível volta do Imperador ao time que o revelou. Ainda que sofra uma rejeição interna muito grande dentro da diretoria, o jogador pode retornar ao clube como uma potente arma política da presidente Patrícia Amorim.

ATACANTE ADRIANO DEIXA O CORINTHIANS AO CUSTO DE R$ 12 MIL POR MINUTO

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    A passagem de Adriano pelo Corinthians chegou ao fim na última segunda-feira, quando por telefone a diretoria avisou o empresário do jogador que o contrato, válido até o fim de junho, seria rescindido. No total, o Imperador ficou pouco mais de 11 meses no clube e faturou em salários cerca de R$ 4,2 milhões.

A reportagem do UOL Esporte apurou que a mandatária, que chegou a declarar diversas vezes nos bastidores ser contra o retorno de Adriano por considerá-lo um jogador problemático, já considera a hipótese de repatriá-lo em função da grande aceitação por parte da torcida. Mesmo ciente dos problemas que cercam o atacante e diante de inúmeros riscos, Patrícia entende que apostar na volta do jogador é uma chance de reconquistar o apoio dos rubro-negros em ano de eleição.

Homem de confiança da presidente e responsável direto por todas as negociações do departamento de futebol, o vice de finanças do clube, Michel Levy, mudou o discurso de antes e comprovou que o possível retorno de Adriano já não é mais um tabu para alguns membros da diretoria rubro-negra.

"Temos que admitir que ainda é cedo para falar sobre isso, mas não descarto nada atualmente. Vamos analisar inúmeras questões internas e externas para definir se vale ir atrás do Adriano. Dos 20 clubes da série A, no mínimo 19 gostariam de contar com ele. Não podemos deixá-lo de lado assim, pensando apenas nos problemas que ele já teve. Ele ainda pode ter sua importância para nós", analisou Levy.

Ainda assim, mesmo com a aceitação de alguns dirigentes, as negociações para o retorno do Imperador prometem algumas brigas políticas na Gávea. Para Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal, o clube não pode mais ficar assumindo riscos com jogadores de alto custo.

"Como torcedor, é claro que todos nós queríamos um jogador do nível técnico do Adriano. Mas como dirigente que fiscaliza as contas do clube, eu pergunto: quem vai pagar a conta em caso de novo prejuízo por problemas pessoais do jogador? Não dá para agir por impulso, pagar um salário altíssimo e se arrebentar lá na frente. A diretoria tem que ter os pés no chão e analisar bem como pode costurar esse retorno. Não podemos aceitar as coisas de maneira tão simples. É preciso fiscalizar como isso será feito. Depois, o jogador passa e as dívidas ficam", alertou o dirigente.

Com 46 gols em 94 jogos pelo Flamengo, Adriano é um dos grandes ídolos na história rubro-negra recente. Responsável direto pela conquista do último título brasileiro do clube, em 2009, o jogador tem seu nome gritado constantemente pela torcida nas arquibancadas e não esconde sua paixão pelo time da Gávea. Caso confirme seu retorno, o Imperador poderá atuar ao lado do amigo Ronaldinho Gaúcho e reviver a dupla de sucesso formada com Vagner Love em 2010, o "Império do Amor".

"NÃO ESTOU SABENDO DE NADA", DIZ JOEL SOBRE CONTRATAÇÃO DE ADRIANO