Topo

Neymar corre para superar Serginho e se tornar o maior artilheiro numa temporada

Neymar homenageou Chulapa quando igualou marca na final do Campeonato Paulista - Leonardo Soares/UOL
Neymar homenageou Chulapa quando igualou marca na final do Campeonato Paulista Imagem: Leonardo Soares/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/11/2012 06h00

Apesar do Santos apenas “cumprir tabela” no Campeonato Brasileiro, pois não possui condições matemáticas de classificação para a próxima Copa Libertadores da América, o torcedor alvinegro terá um Neymar empolgado na reta final da competição. Isso porque o craque santista entrará em campo para bater mais recordes pessoais na carreira.

Caso marque quatro gols nas últimas quatro rodadas do Brasileirão (contra Atlético-GO, Figueirense, Corinthians e Palmeiras), Neymar se tornará o maior artilheiro da história do Santos em uma única temporada após a era Pelé (1956-1974). Ele já marcou 41 em 2012, contra 45 de Serginho Chulapa em 1983.

Neymar pode quebrar o segundo recorde de Serginho somente nesta temporada. No primeiro semestre, o camisa 11 chegou a 105 gols, superando os 104 de Chulapa, e alcançou a marca de maior artilheiro do Santos após a Era Pelé.

“Não tenho nada contra o Serginho (Chulapa), pelo contrário, o respeito muito, quando subi (profissional do Santos) me acolheu, brincava comigo. Fico feliz a cada meta que alcanço, a cada gol que faço, não busco passar alguém, as coisas acontecendo naturalmente”, brincou Neymar.

Após marcar três gols na goleada por 4 a 0 diante do Cruzeiro, no último sábado, Neymar superou a marca de outro centroavante que defendeu o Santos – Kleber Pereira. O craque santista se consolidando como segundo maior artilheiro do clube em Nacionais, com 52 gols (somando Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), ficando atrás somente de Pelé (que marcou 99 gols).

"Fico feliz, mais uma meta alcançada. Mas não é o que procuro. Eu procuro ajudar a minha equipe", disse Neymar na saída do gramado.

Kleber e Serginho Chulapa não foram às únicas vítimas de Neymar em 2012. Pela Libertadores, o camisa 11 chegou ao 14º gol pelo Santos, igualando a marca de Robinho, na vice-artilharia da Libertadores pelo alvinegro. Pelé é o recordista, com 17 gols.

Além disso, Neymar atingiu a marca de 200 jogos com a camisa do Santos. O jogador recebeu uma placa pelo feito antes do início da partida contra o Atlético-MG, na Vila Belmiro, no último dia 17. O craque também figura na lista dos 23 melhores jogadores do mundo e concorre ao “Prêmio Bola de Ouro” da Fifa pela segunda vez consecutiva.