Topo

Em alta, Cruzeiro comemora com missa nesta 5ª feira seus 93 anos de vida

Do UOL, em Belo Horizonte

02/01/2014 06h00

Campeão Brasileiro, com 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Grêmio, o Cruzeiro comemora, nesta quinta-feira, às 19h, seus 93 anos de vida com alto astral e expectativa positiva para a nova temporada. A tradicional missa, realizada anualmente na sede administrativa do clube, será a celebração oficial do aniversário do clube, que, este ano, tem mais motivos para celebração.

Há um ano, o 92º aniversário do Cruzeiro foi comemorado em meio a clima mais pesado, já que o time vinha de dois anos ruins. O presidente Gilvan de Pinho Tavares, que iniciava seu segundo ano de mandato, vivia momento de incerteza sobre o futuro e enfrentava protestos de torcedores. Para complicar a situação, havia também a dúvida provocada pela contratação de Marcelo Oliveira, técnico com passado vinculado ao arquirrival Atlético-MG.

Nesta quinta-feira, a história é outra, o Cruzeiro sobrou no Campeonato Brasileiro e, após dois anos ausente, participará da próxima edição da Libertadores, sendo cabeça de chave do Grupo 5. Além disso, Marcelo Oliveira conquistou os cruzeirenses. “A expectativa é de um grande ano, de volta a Libertadores, uma base mantida da equipe, com reforços. Esperamos que o torcedor tenha motivos para comemorar junto com o grupo”, destacou o treinador.

Campeão brasileiro em 2013, Marcelo Oliveira, não quer saber de acomodação com o bom trabalho feito durante a última temporada. Segundo ele, essa preocupação será levada para o trabalho a partir da pré-temporada, que se inicia na próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro.

Outro motivo para um aniversário feliz é o fato de o Cruzeiro ter mantido o time campeão e estar fortalecendo ainda mais o elenco, com as contratações já anunciadas do lateral esquerdo Samudio, cedido por empréstimo pelo Libertad; do meia-atacante Marlone, que se destacou pelo Vasco, e do volante Rodrigo Souza, ex-Boa Esporte.

O clube celeste está próximo de anunciar, ainda, a chegada de Marcelo Moreno, reforço para o ataque, pedido por Marcelo Oliveira. O clube acertou as bases salariais com o atleta e já conta com a liberação do Grêmio, mas ainda aguarda autorização do Shakhtar Donetsk, para anunciar oficialmente o boliviano como reforço.

O zagueiro Vilson, que não continuará no Palmeiras, é um nome que vem sendo analisado pela diretoria, apesar de não ser confirmado pelo clube mineiro. O fato de o atleta poder ser contratado sem custos e com salário dentro do padrão da equipe poderá ajudar no acerto.

Marcelo Oliveira aguarda a chegada de reforços pontuais, mas ressalta a qualidade do elenco celeste e revela um objetivo: evitar qualquer tipo de acomodação em razão do sucesso obtido pelo Cruzeiro em 2013. A pré-temporada celeste se inicia na próxima segunda-feira, na Toca da Raposa II, quando essa meta começará a ser trabalhada pelo treinador.

História vitoriosa

O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921, resultado do esforço de um grupo de desportistas da comunidade italiana de Belo Horizonte e recebeu inicialmente o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. O tricampeonato estadual, entre 1928 e 1930, marcou o início das conquistas, assim como os primeiros ídolos foram Ninão, Nininho, Bengala e Piorra.

Em razão da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, e com a proibição pelo Governo do uso de termos referentes à Itália em entidades, instituições e estabelecimentos no país, o Palestra Itália deixou de existir e virou Cruzeiro Esporte Clube, numa homenagem ao símbolo maior da pátria brasileira. 

Mas foi com a inauguração do Mineirão, em setembro de 1965, que o Cruzeiro se projetou nacional e mundialmente. Logo veio a conquista da Taça Brasil, em 1966, diante do poderoso Santos, de Pelé, título posteriormente reconhecido pela CBF como o primeiro campeonato brasileiro ganho pelo time estrelado. Surgiam ali craques que até hoje permanecem como ídolos do torcedor cruzeirense, como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Raul e Zé Carlos.

Outros tantos craques colocaram seus nomes na história celeste, como Palhinha, Joãozinho, Jairzinho, Nelinho, Ronaldo, que foi revelado no clube, o argentino Sorín e Alex. Do atual elenco, que coincidindo com a reabertura do novo Mineirão, conquistou seu terceiro título brasileiro – o segundo foi em 2003 –, já fazem parte dessa galeria o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé e o meia Éverton Ribeiro.

Entre as principais conquistas, o Cruzeiro ostenta o bicampeonato da Libertadores (1976 e 1997), o bicampeonato da supercopa dos campeões da Libertadores (1991 e 1992), o campeonato brasileiro de 2003, a Taça Brasil (1966) e quatro vezes a Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), além de 35 títulos estaduais.

Para comemorar os 93 anos de existência do Cruzeiro, será celebrada missa de ação de graças, pelo padre Gilson de Oliveira Filho, no Salão Social do Parque Esportivo, localizado à rua Guajajaras, 1.722, no Barro Preto, em Belo Horizonte. O presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, estará presente à missa, assim como outros dirigentes, conselheiros, funcionários e torcedores. Haverá a participação do Ministério de Música da Paróquia Nossa Senhora Rainha, Mover do Espírito.