Topo

Brasileiros pelo mundo: Jonas brilha no Benfica e Neymar dá aula de chapéu

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 06h00

O fim de semana foi de muito futebol no mundo e, claro, de brasileiros em campo. Neymar deu aula de como aplicar um chapéu no jogo contra o Athletic Bilbao, enquanto Jonas e Alex Teixeira se destacaram como artilheiros.

Mas também teve más notícias. Diego Alves machucou feio o joelho e está fora da Copa América, enquanto Lucas Leiva foi muito mal na derrota humilhante do Liverpool. Veja o que houve de melhor e de pior com os brasileiros pelo mundo.

Em alta

Neymar dá chapéu com cavadinha

No Camp Nou, o sábado era de festa pelo título espanhol e homenagens a Xavi. Mas Neymar não passou em branco. O brasileiro aplicou um lindo chapéu com direito a cavadinha no defensor do Athletic Bilbao e arrancou aplausos da torcida culé. O craque ainda deu assistência para o segundo gol de Messi, que também fez o primeiro do Barcelona.

Jonas faz dois em goleada do Benfica

Jonas fechou com chave de ouro sua temporada no Benfica, que conta com outros brasileiros como Luisão, Lima e Júlio César e foi bicampeão português. Na goleada por 4 a 1 contra o Marítimo, o atacante fez dois gols e por pouco não terminou como artilheiro do campeonato, já que o juiz anulou erradamente o que seria seu terceiro gol.

Lucas dá assistência pelo PSG

Lucas participou bem da vitória do PSG sobre o Reims por 3 a 2, no sábado, pela última rodada do Campeonato Francês. O jogador arrancou pela faixa central do campo deu uma assistência para Rabiot, que dominou e chutou firme para fazer o segundo gol dos parisienses.

Everton Ribeiro decide com gol e assistências

Prestes a se apresentar à seleção brasileira para a disputa da Copa América, Everton Ribeiro fez a diferença para o Al Ahli no sábado. Com um gol e duas assistências, o meia teve boa participação e ajudou sua equipe a vencer o Dubai Club por 5 a 3, na prorrogação, fora de casa, pela Copa do Presidente. O triunfo garantiu ao Al Ahli a classificação para as semifinais do tradicional torneio dos Emirados Árabes.

Alex Teixeira faz dois na Rússia e assume artilharia

Alex Teixeira marcou dois gols na derrota do Shakhtar Donetsk para o Dinpro Dnipropetrovsk por 3 a 2, pela penúltima rodada do Campeonato Ucraniano. Com os gols (em assistências dos brazucas Bernard e Ilsinho), Alex Teixeira passou a liderar a tabela de artilheiros da competição, com 16 gols, um a mais que o segundo colocado, Eric Bicfalvi, do Volyn.

Em baixa

Diego Alves falha, lesiona joelho e fica fora da Copa América

O goleiro Diego Alves não defenderá a seleção brasileira na Copa América do Chile, que começa no dia 11 de junho. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco externo do joelho direito e precisará passar por cirurgia. Além da grave lesão, que deve tirar

 

Ronaldinho Gaúcho é substituído e vai embora do estádio

No meio da semana passada, o Querétaro, time de Ronaldinho Gaúcho, perdeu para o Pachuca por 2 a 0 e saiu atrás por uma vaga na decisão do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano. O brasileiro não jogou bem e, substituído, nem ficou para ver o restante da partida. Depois, se desculpou com o time e torcida.

Felipe Anderson vai mal na decisão da Copa da Itália

Destaque do Lazio na temporada, o meia brasileiro até se esforçou, mas pouco apareceu e não foi bem na final da Copa da Itália, que terminou com a Juventus conquistando seu 10º título. Bem marcado durante a partida, Felipe tentou chutes de longe, mas não acertou o alvo uma única vez.

Lucas Leiva falha em despedida humilhante de Gerrard

Mesmo balançando as redes, Steven Gerrard vai querer esquecer sua partida de despedida pelo Liverpool. Os Reds foram goleados pelo Stoke City, por 6 a 1, no domingo. Lucas Leiva foi mal como toda a equipe. Não conseguiu proteger a zaga do Liverpool e vacilou na marcação em pelo menos dois gols.

Zenit perde com atuação apagada de Hulk

Já campeão russo, o Zenit perdeu por 1 a 0 para o Amkar, no sábado. Hulk, grande destaque da equipe ao longo da temporada, foi mal. Não manteve o mesmo nível das demais partidas e ainda levou um cartão amarelo no finzinho do jogo.