Topo

De novo: Corinthians ganha fôlego após bater Palmeiras e mira Libertadores

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

14/05/2018 04h00

O roteiro havia se desenhado antes de mais um Corinthians e Palmeiras. O time alvinegro em xeque diante da equipe alviverde em alta. O desfecho, mais uma vez, foi igual a outros tantos registrados na "era Carille". Com mais uma vitória diante do rival (1 a 0), nesse domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, os corintianos voltam novamente a encontrar estabilidade em busca de outros objetivos.

A meta da vez para o Corinthians é a Libertadores. O time de Fábio Carille terá uma longa viagem pela frente, rumo à Venezuela, para enfrentar o Deportivo Lara, nesta quinta-feira (17), pela quinta rodada da fase de grupos da competição continental. A equipe corintiana vem de derrota no torneio para o Independiente e busca uma vitória para encaminhar a classificação e o primeiro lugar no chave.

Ao fim do clássico contra o Palmeiras, marcado pela superioridade alvinegra durante a maior parte do tempo diante de um adversário sem reação, o discurso dos jogadores do Corinthians ressaltou justamente os efeitos que um triunfo como esse trazem na sequência de partidas que vêm pela frente.

"Quando tem um jogo dessa grandeza, a nossa equipe sempre se supera e entra muito concentrada. Isso tem sido o diferencial, por isso o time conseguiu seis vitórias em sete jogos. Temos de entrar concentrados também contra equipe consideradas pequenas. Foi um jogo importante, isso aí dá confiança para a gente buscar a classificação na Libertadores. Agora é pensar na recuperação", disse Jadson.

Corinthians 2 - WESLEY SANTOS/ESTADÃO CONTEÚDO - WESLEY SANTOS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rodriguinho marcou o único gol do jogo em Itaquera: Corinthians ganha novo fôlego
Imagem: WESLEY SANTOS/ESTADÃO CONTEÚDO

O volante Gabriel admitiu também que o Corinthians cresce após bater o Palmeiras. Isso aconteceu duas vezes em 2017, no começo do Campeonato Paulista, e na reta final do Brasileirão, quando o time alvinegro arrancou para o título após uma vitória por 3 a 2 em Itaquera em meio a uma série de resultados ruins.

"A gente sempre estuda o Palmeiras e procura escutar muito a comissão técnica para a gente fazer esses grandes jogos contra eles. E sair com o resultado positivo, porque isso nos dá mais confiança e mais moral", frisou o volante corintiano.

O último exemplo disso aconteceu na fase de grupos do Estadual 2018. O Corinthians vinha de três jogos sem vencer e, assim como fez no último domingo, tirou a invencibilidade do Palmeiras no campeonato. Ao fim do torneio, a equipe corintiana desbancou o rival mais uma vez, em pleno Allianz Parque, depois de perder o primeiro jogo da decisão, em mais um exemplo de força sob o comando de Carille contra os palmeirenses.

Depois de bater o Palmeiras e enfrentar o Deportivo Lara na Venezuela na próxima quinta-feira, o Corinthians terá o Sport pela frente no retorno ao Campeonato Brasileiro. A equipe, na sequência, medirá forças com o Millonarios, da Colômbia, em Itaquera. Depois, disputará mais seis jogos do Nacional até a parada da Copa do Mundo.