Topo

Manchester United anuncia saída do técnico José Mourinho

José Mourinho deixou o Manchester United - Kirsty Wigglesworth/AP Photo
José Mourinho deixou o Manchester United Imagem: Kirsty Wigglesworth/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

18/12/2018 08h00

Manchester United anunciou nesta terça-feira (18) a saída do técnico José Mourinho. O treinador português, que vinha sendo pressionado devido a resultados negativos e problemas de relacionamento, deixa o clube após pouco mais de dois anos no cargo.

"O Manchester United anuncia que José Mourinho deixa o clube como efeito imediato. Gostaríamos de agradecê-lo por seu trabalho durante seu tempo no clube e desejar-lhe sucesso no futuro", escreveu o time em sua conta oficial no Twitter.

Leia também:

Mourinho estava no Manchester United desde maio de 2016. Sob seu comando, o clube conquistou três títulos: Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Liga Europa.

Apesar disso, o United não começou bem a atual temporada e Mourinho não resistiu. O clube ocupa apenas a sexta posição da tabela de classificação do Campeonato Inglês, com 26 pontos somados em 17 partidas, sendo sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

Na última rodada, inclusive, Mourinho viu o Manchester United perder para o Liverpool por 3 a 1.

Ainda de acordo com o clube, o técnico interino será nomeado até o final da temporada atual, enquanto os dirigentes do clube iniciam um "processo de recrutamento" para um novo treinador. Segundo informações do jornal inglês "Sky Sports", o comandante provisório será o ex-jogador Michael Carrick.

Além dos resultados negativos em campo, Mourinho também foi protagonista de uma série de polêmicas durante o tempo que treinou o United. Uma das maiores foi com Paul Pogba. Técnico e jogador estiveram em atrito constante. Em setembro deste ano, por exemplo, o clima ruim entre os dois foi notícia na imprensa mundial, porque o português confirmou a informação de que o atleta francês deixaria de ser uma opção de capitão para o time.

Os problemas entre Mourinho e Pogba se tornaram públicos na final da Copa do Mundo. O treinador estava trabalhando de comentarista da "beIN Sports" e mandou a seguinte mensagem para o atleta que defendia a seleção francesa na competição realizada na Rússia: "Espero que ele entenda por que foi tão bem (na Copa)".

Mourinho deu a entender que o fato de os jogadores ficarem concentrados durante um mês para a disputa da Copa teria beneficiado Pogba. O francês respondeu logo na primeira rodada do Campeonato Inglês: "Um jogador que é titular e feliz sempre se sente melhor do que quando não está feliz. Sou o mesmo Pogba da Copa. Quando se está feliz, quando se confia nos demais, tudo é mais fácil".