Topo

Brasileirão - 2019

Palmeiras põe time alternativo à prova após goleadas com força máxima

Lucas Lima deve voltar a ter oportunidade de sair jogando no Palmeiras - César Greco/Ag. Palmeiras
Lucas Lima deve voltar a ter oportunidade de sair jogando no Palmeiras Imagem: César Greco/Ag. Palmeiras

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

01/05/2019 04h00

Depois de duas goleadas consecutivas por 4 a 0 na temporada, o Palmeiras terá uma cara diferente hoje, a partir das 16h (de Brasília), contra o CSA, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe alviverde entrará em campo com um time bastante modificado em busca da segunda vitória na competição, com o desafio de manter o nível de atuação que tem exibido após duas semanas de descanso e treinos.

Se nas vitórias contra Melgar, pela Libertadores, e Fortaleza, pelo Brasileiro, Felipão escalou força total, desta vez nada menos que oito titulares foram preservados e nem viajaram à capital alagoana. O goleiro Weverton, os zagueiros Gustavo Gómez e Luan, os volantes Bruno Henrique e Felipe Melo, os meias Zé Rafael e Gustavo Scarpa e o atacante Dudu foram poupados e ficaram em São Paulo.

Além deles, outro desfalque será Miguel Borja. O centroavante colombiano poderia ter a oportunidade de voltar a entrar em campo após mais de um mês na reserva, mas, segundo o clube, sofreu uma pancada no joelho no treinamento de segunda-feira. O último jogo do camisa 9 foi em 23 de março, na partida de ida das quartas de final do Campeonato Paulista contra o Novorizontino.

O rodízio de jogadores já estava previsto na programação do Palmeiras para o Brasileiro. No ano passado, a estratégia foi muito elogiada internamente e creditada como uma das razões da campanha bem-sucedida do Verdão rumo ao título nacional. Será a oportunidade para atletas que têm atuado pouco voltarem a mostrar que merecem ter espaço no elenco.

É o caso, por exemplo, de Lucas Lima. Em baixa com a torcida após uma sequência irregular de atuações, o camisa 20 deve sair jogando. Ele tenta recuperar espaço e terá oportunidades para isso, ainda mais com a nova lesão no joelho que vai afastar Ricardo Goulart por mais de um mês dos gramados.

A partida também poderá marcar a estreia da única contratação que ainda não entrou em campo em 2019: Matheus Fernandes. O volante contratado do Botafogo por cerca de R$ 15,5 milhões viajou com a delegação e deve começar a partida no banco de reservas.

Do outro lado, o CSA terá a missão inversa: tentar não levar outra goleada. A equipe alagoana estreou na Série A da pior forma possível, tomando 4 a 0 do Ceará. O goleiro João Carlos foi expulso nessa partida e será desfalque. O técnico Marcelo Cabo terá ainda a possibilidade do retorno do atacante Manga Escobar, ex-Vasco, que se recupera de lesão.

FICHA TÉCNICA

CSA x Palmeiras

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (Alagoas)
Data: 1º de maio de 2019 (quarta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

CSA: Jordi; Apodi, Gerson, Luciano Castán e Carlinhos; Dawhan, Bruno Ramires, Didira e Matheus Sávio; Robinho e Patrick Fabiano. Técnico: Marcelo Cabo

Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Thiago Santos, Moisés e Lucas Lima; Hyoran, Felipe Pires e Arthur Cabral (Deyverson). Técnico: Luiz Felipe Scolari