Topo

Gilberto marca, e Bahia vence o Atlético-MG no Independência

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/08/2019 12h51

O Bahia foi ao Independência e venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na manhã de hoje, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Gilberto, que era dúvida até instantes antes do apito inicial, fez o único gol do jogo que marcou a perda da invencibilidade do Galo no estádio na temporada.

Com o resultado, os mineiros ficam na quinta colocação do torneio nacional, com 27 pontos. O time, porém, pode perder a posição para Corinthians e Internacional no fim de semana. Os baianos ficam na oitava colocação, com 24 pontos.

O Atlético volta a campo na terça-feira (27) para enfrentar o Deportivo La Equidad, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana. O Bahia jogará contra o CSA em 31 de agosto, pelo Brasileirão.

Quem foi bem: Douglas Friedrich

O goleiro do Bahia foi crucial para o placar em Belo Horizonte. Ele fez boas defesas e impediu que sua equipe saísse com um resultado negativo do Independência. Na melhor chance do Galo, ainda no primeiro tempo, ele fez uma defesa excelente em cabeçada de Alerrandro. O centroavante mandou no contrapé do goleiro, mas o viu se esticar para fazer uma defesa impressionante.

Quem foi mal: Lucas Hernández

Contratado neste mercado da bola por três milhões de dólares, o lateral esquerdo ainda não se firmou pelo Atlético. Ele foi escolhido para a vaga de Fábio Santos, poupado pela comissão técnica, e não rendeu o esperado. Pelo contrário. O uruguaio ainda falhou no lance que culminou no gol de Gilberto no confronto.

Gilberto era dúvida, mas entrou em campo e fez gol

O Bahia não sabia se poderia contar com Gilberto no jogo de hoje, diante do Atlético. Com um edema na coxa esquerda, o atacante era dúvida para a comissão técnica de Roger Machado. No entanto, participou normalmente da última atividade e foi escalado para o jogo. No time titular, ele aproveitou cruzamento de Nino Paraíba, antecipou Igor Rabello e marcou o gol do time de Salvador ainda no primeiro tempo do confronto. O desgaste físico obrigou a sua substituição depois de 71 minutos em campo.

Atlético aposta em chutes de longa distância, mas para em Douglas

O Atlético adotou a estratégia de finalizações de longa distância para enfrentar o Bahia na manhã de hoje. Com Rómulo Otero e Geuvânio em campo, a equipe insistiu em chutes de longa distância. Até Luan se aventurou neste tipo de jogada. No entanto, a equipe, que tentou também controlar as ações do duelo, parou nas ótimas intervenções de Douglas, goleiro do time adversário.

Bahia se fecha, sai em contra-ataques e leva perigo

O Bahia adotou um esquema de jogo atípico. Embora o técnico Roger Machado seja adepto de um futebol com controle do jogo e posse de bola, o time atuou mais fechado no Independência. O esquema foi para sair em velocidade e levar perigo com os homens de lado - Lucca e Artur - à meta adversária. A estratégia funcionou, e o time foi bem no Horto.

Atlético perde invencibilidade no Independência em 2019

O Atlético sofreu a sua primeira derrota no Independência em 2019. A equipe, até a manhã de hoje, havia disputado 20 confrontos no estádio nesta temporada, com 15 vitórias e cinco empates. O jogo de hoje foi o 21º duelo no local e representou a primeira derrota no ano.

Ficha técnica
Atlético-MG x Bahia

Motivo: 16ª rodada do Brasileirão
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 24 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: às 11h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
VAR: José Cláudio Rocha Filho

Cartão amarelo: Flávio (Bahia)

Gol: Gilberto - 20'/1ºT (0-1)

Atlético-MG
Cleiton; Guga, Leonardo Silva, Igor Rabello e Lucas Hernández; José Welison, Nathan, Rómulo Otero (Maicon Bolt) e Luan (David Terans); Geuvânio e Alerrandro (Franco Di Santo).
Técnico: Rodrigo Santana.

Bahia
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Ronaldo (Guerra); Artur, Lucca (Élber) e Gilberto (Fernandão).
Técnico: Roger Machado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado incorretamente que o Bahia foi aos 22 pontos. O clube está com 24.
Foi informado incorretamente que o jogo foi à noite.