! Flamengo tira sonho do Goiás e já pode 'abrir jogo' - 08/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/11/2006 - 23h44
Flamengo tira sonho do Goiás e já pode 'abrir jogo'

Da Redação
No Rio de Janeiro

Mesmo sem mais nenhuma aspiração no Campeonato Brasileiro, o Flamengo foi a Goiânia nesta quarta-feira e venceu o Goiás por 1 a 0. Com o resultado, os rubro-negros praticamente acabaram com o sonho dos esmeraldinos de chegarem à Libertadores e já podem falar abertamente sobre a contratação de reforços para a próxima temporada.

Obina fez o gol da vitória com um chute violento da entrada da área e o dedicou à sua filha recém-nascida com o gesto criado por Bebeto na Copa de 94. "Saiu o gol Sayonara. Foi um chute forte, peguei na veia. Fui muito feliz", disse o artilheiro do Flamengo no campeonato, agora com 11 gols.

FLA FINDA TABU DE NOVE ANOS
Com a vitória desta quarta-feira, o Flamengo acabou com um jejum de nove anos sem vitória sobre o Goiás em Goiânia. O último triunfo rubro-negro na casa do adversário havia acontecido em 1997. No entanto, flamenguistas têm ampla vantagem no confronto geral.
LEIA MAIS
No segundo tempo, a partida ficou quente. Após uma cotovelada de Juan em Vítor, houve discussão entre os jogadores e o lateral-esquerdo do Flamengo foi expulso, aos 25min. Os ânimos se exaltaram e o jogo ficou violento, mas mesmo com um a menos, o time carioca segurou a vitória.

Com a derrota, o Goiás ficou com 48 pontos e desperdiçou uma grande chance de encostar na zona de classificação para a Libertadores, já que os demais resultados desta quarta-feira foram favoráveis - Figueirense perdeu para o São Caetano e Paraná para o Vasco.

Se vencesse, a equipe goiana iria a 51 e ficaria a apenas dois do quinto colocado (que hoje estaria na pré-Libertadores porque o Inter, com vaga garantida por ser o atual campeão, está entre os quatro primeiros). Mas com o tropeço diante do Flamengo, ficou a cinco pontos do objetivo.

Enquanto isso, o Flamengo foi com 49 e atingiu a meta traçada pela diretoria, que prometeu falar publicamente sobre a contratação de reforços (que vêm sendo buscados em sigilo) para o ano que vem assim que o time alcançasse tal pontuação.

O vice de futebol Kleber Leite, que viaja para Londres na próxima quinta-feira para negociar a renovação do goleiro Bruno com a MSI e sondar a possibilidade de contratar outros jogadores que pertencem ao fundo de investimentos, já disse que "a torcida pode esperar boas notícias a partir de agora".

Em termos de objetivos no campeonato, a vitória não representou nada para o Flamengo. A equipe está classificada para a Libertadores com o título da Copa do Brasil, não pode ir à Copa Sul-Americana porque não tem mais chances de ser campeã e já estava livre do rebaixamento.

No entanto, após o jogo, o técnico Ney Franco destacou a luta do time para encerrar o campeonato numa colocação melhor. "A equipe jogou muito disciplinada taticamente. Entrou focada, com o objetivo de chegar a 49 pontos e também querendo melhorar o posicionamento", comentou.

O Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 16h, em Campinas, para enfrentar a Ponte Preta, garantindo que vai tentar ajudar o rival Fluminense - que luta contra o rebaixamento com o time paulista. No mesmo dia e horário, o Goiás joga novamente em Goiânia, contra o líder São Paulo.

O jogo
O Goiás entrou em campo já sabendo que os resultados do início desta noite - derrotas do Figueirense para o São Caetano e do Paraná para o Vasco - lhe favoreciam. No entanto, foi o Flamengo que começou melhor. Aos 8min, em cobrança de falta da esquerda, ao lado da área, Juan rolou para o meio e Renato chutou forte de primeira, mas à direita de Harlei.

No entanto, apesar de ter melhor aproveitamento nos passes e mais volume de jogo, o Flamengo viu o Goiás levar mais perigo. Romerito, aos 9min, viu o goleiro Bruno defender seu chute. Já Welliton errou o alvo aos 13min, enquanto Souza não alcançou um cruzamento na pequena área aos 23min.

O Flamengo só voltou a chegar num contra-ataque perigoso, aos 32min, em chute de Obina. Mas o Goiás continuou ameaçando e, aos 38min, Welliton bateu de dentro da área, mas Bruno fez a defesa.

Apesar da pressão, o Flamengo abriu o placar aos 41min. Juan cruzou da esquerda, Leo Medeiros dividiu com um zagueiro e a bola sobrou para Obina, na entrada da área. O atacante acertou um chute violento e colocou a bola no canto esquerdo de Harlei, sem chances para o goleiro o Goiás.

O Flamengo voltou para o segundo tempo empolgado e pressionando. Com poucos minutos, o time rubro-negro já havia perdido chances com Leonardo Moura e Renato. Na melhor chance, aos 5min, o zagueiro Renato Silva se lançou ao ataque, tabelou com Renato na direita e ficou de frente para Harlei, dentro da área, mas chutou em cima do goleiro.

O lance acordou o Goiás. Aos 15min, Romerito recebeu livre na entrada da área e chutou forte. A bola passou perto do travessão. Pressionando, o time esmeraldino ainda pediu pênalti de Ronaldo Angelim em Welliton, aos 17min. O árbitro Sálvio Spínola mandou a jogada seguir.

Com o Goiás no ataque, o Flamengo teve espaço para contra-atacar e, aos 24min, Harlei salvou a equipe da casa ao defender chute de Renato. A bola ainda rolou lentamente para sair rente à trave.

O jogo então ficou quente. Aos 25min, Juan acertou uma cotovelada no rosto de Vítor e recebeu o amarelo. Após discussão entre rubro-negros e esmeraldinos, o lateral-esquerdo do Flamengo foi expulso, enquanto Aldo e Obina (por reclamação) levaram amarelo.

A partir daí, os ânimos se exaltaram e jogo ficou violento. O Goiás teve a chance do empate aos 37min, quando Souza pegou rebote de Bruno na entrada da pequena área, mas chutou em cima do goleiro, desperdiçando a última boa oportunidade.

GOIÁS
Harlei; Aldo, Galeano e Rogério Corrêa (Nonato); Vítor (Muñoz), Fabiano, Romerito, Raul (Róbson Luiz) e Jadilson; Souza e Welliton
Técnico: Geninho

FLAMENGO
Bruno; Renato Silva, Fernando e Ronaldo Angelim (Rodrigo Arroz); Leonardo Moura, Paulinho, Léo Medeiros, Renato, Renato Augusto (Toró) e Juan; Obina (André)
Técnico: Ney Franco

Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Ednilson Corona e Aline Lopes Lambert (ambos de SP)
Renda: R$ 329.985,00
Público: 21.728 pagantes
Cartões amarelos: Leonardo Moura (F), Paulinho (F), Juan (F), Obina (F), Aldo (G), Souza (G), Toró (F) e Galeano (G)
Cartão vermelho: Juan (F)
Gol: Obina, aos 41min do primeiro tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias