! Palmeiras vence Botafogo e Edmundo faz história - 12/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  12/11/2006 - 20h12
Palmeiras vence Botafogo e Edmundo faz história

Da Redação
Em São Paulo

Num confronto decisivo para Palmeiras e Botafogo, o time paulista venceu o carioca por 2 a 1 neste domingo, no Parque Antarctica, e ficou um pouco mais distante da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra, por sua vez, praticamente dá adeus à vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Folha Imagem
Edmundo comemora o primeiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Botafogo
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
"Tínhamos um objetivo que era conseguir duas vitórias dentro de casa. Conseguimos e demos uma respirada legal. Mas agora temos um jogo fora e precisamos manter o ritmo para sair de vez dessa situação incômoda", afirmou o lateral-direito Paulo Baier após a partida.

A partida deste domingo ainda marcou um fato histórico na carreira do atacante Edmundo. O camisa 7, com o gol que fez no primeiro tempo, ultrapassou Zico na artilharia histórica do Campeonato Brasileiro. Agora com 136 gols, o palmeirense fica atrás apenas de Romário (152) e de Roberto Dinamite (190).

"Eu jogo ali na frente, tenho mais obrigação de fazer os gols. Mas não vou dizer que não estou feliz. Nunca imaginei que estaria ali, só atrás do Roberto Dinamite e do Romário e à frente do Zico", disse Edmundo.

Com a vitória, o Palmeiras chega aos 43 pontos na classificação, e abre cinco de vantagem sobre a Ponte Preta. O time de Campinas é o primeiro da zona do rebaixamento. Já o Botafogo permanece com 49 pontos, e fica a cinco da zona da Libertadores, a três rodadas do fim do Brasileiro.

A derrota para o Palmeiras frustrou os objetivos do Botafogo na "temporada" que passou na capital paulista, onde enfrentou o São Paulo na última quinta-feira (revés por 3 a 0) e agora a equipe alviverde. O time do técnico Cuca volta para o Rio de Janeiro sem nenhum ponto na bagagem e já admite jogar a toalha na luta por uma vaga no torneio continental.

"Ficou um pouco distante, mas ainda temos três jogos. Vamos trabalhar para terminar o campeonato dignamente, na melhor colocação possível", disse o meio-campista Clayton. O time alvinegro, porém, reclamou do segundo gol do Palmeiras. Enílton, impedido, aproveitou cruzamento da direita e colocou a equipe da casa na frente.

"Tivemos um primeiro tempo infinitamente superior ao Palmeiras, mas quando empatamos, levamos um gol em impedimento. Vamos esfriar a cabeça, e na segunda ou terça-feira dar alguma declaração a respeito disso", disse o zagueiro Scheidt.

O jogo deste domingo ainda manteve uma invencibilidade do Palmeiras diante do Botafogo. Desde 2001 o time paulista não perde para os cariocas no Campeonato Brasileiro, inclusive na Série B de 2003. Neste período, já são sete vitórias palmeirenses e apenas três empates.

Palmeiras e Botafogo voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. Enquanto a equipe paulista vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude, às 16h, os cariocas recebem o Goiás, às 18h10, no estádio do Maracanã.

O jogo
A partida deste domingo, no Parque Antarctica, começou bastante truncada, com as duas equipes fazendo muitas faltas. No entanto, foi o Botafogo quem conseguiu impor seu ritmo de jogo e criou mais chances no início do confronto.

Mas a equipe carioca não soube aproveitar as chances criadas e não levou muito perigo ao gol de Diego Cavalieri. E com o jogo sem muitas alternativas, o Palmeiras chegou ao gol na única jogada em velocidade que conseguiu criar.

Valdívia enfiou para Juninho pela direita, o camisa 10 do Palmeiras conseguiu chegar na bola e cruzou na pequena área, à meia altura. Max tentou dar um tapa para afastar o perigo, mas a bola sobrou para Edmundo que, sozinho, só completou para as redes, aos 24min do primeiro tempo.

A partir daí, o Palmeiras cresceu na partida e quase ampliou dois minutos depois de ter aberto o placar. Francis fez belo passe para Márcio Careca, o lateral invadiu a área e chutou em cima de Max, perdendo grande oportunidade para a equipe da casa.

Passado o susto, o Botafogo reagiu na partida e, com o gramado molhado por causa da chuva que caiu sobre o Parque Antarctica, o jogo ficou mais rápido. Mas foi numa jogada aérea, aos 38min, que o time alvinegro quase chegou ao empate. Júnior César levantou a bola na área, William ajeitou para o meio, de cabeça, e Diego Cavalieri tirou a bola dos pés de Lima para evitar o gol.

No entanto, os visitantes chegaram ao empate logo na volta do intervalo. Juninho cobrou falta da intermediária a um minuto do segundo tempo e acertou o canto esquerdo de Diego, que nada pôde fazer. Com o empate, o Palmeiras foi para o ataque e passou à frente no placar mais uma vez.

Aos 10min, Paulo Baier recebeu belo passe na direita, cruzou rasteiro para o meio da área, onde havia três jogadores do Palmeiras. Edmundo furou, mas Enílton não perdeu a chance e apareceu para completar para o gol. Foi o oitavo tento do atacante na competição.

Com a vantagem, o Palmeiras melhorou na partida e quase ampliou o placar em algumas oportunidades. Em uma delas, Edmundo cobrou falta com força, da intermediária, e assustou o goleiro Max. A bola passou raspando a trave direita da meta botafoguense.

Só que o Palmeiras não conseguiu definir o jogo e foi obrigado a segurar a pressão do Botafogo nos minutos finais. No entanto, nem precisando da vitória o time carioca teve competência para furar o bloqueio armado pela equipe da casa. A melhor chance foi em uma cobrança de falta de frente para o gol. Juca cobrou por cima da barreira e Diego fez boa defesa, colocando para escanteio.

PALMEIRAS
Diego; Paulo Baier, Nen, Dininho e Márcio Careca; Marcinho Guerreiro, Francis, Juninho Paulista (Wendel), Valdívia; Edmundo (Rosembrick) e Enílton
Técnico: Jair Picerni

BOTAFOGO
Max; Joílson, Asprilla (Maicon), Juninho, Júnior César; Joílson (Juca), Diguinho, Claiton e Zé Roberto; Lima e William (Wando)
Técnico: Cuca

Local:Estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Clever Assunção Gonçalves (MG)
Assistentes: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e José Carlos de Souza (MG)
Cartões amarelos: Juninho (B), Edmundo (P), Maicon (B)
Gols: Edmundo, aos 24min do primeiro tempo; Juninho, a um minuto, e Enílton aos 10min do segundo tempo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias