| 19/11/2006 - 17h58 Vasco esquece pleito, vence São Caetano e se aproxima da meta Da Redação No Rio de Janeiro Em jogo de baixo nível técnico, o Vasco deixou de lado o clima conturbado nos bastidores e venceu o São Caetano por 1 a 0 neste domingo, no estádio Anacleto Campanella, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe carioca ficou bem próxima de sua principal meta no ano: uma vaga na Libertadores da América.
Durante a semana, por conta de suspeitas de irregularidades na eleição que reelegeu a chapa de Eurico Miranda no Conselho Deliberativo, o presidente impediu a entrada dos jornalistas nos dois últimos treinos da equipe carioca.
Após o resultado, o time de São Januário chegou aos 57 pontos e segue na quinta colocação na competição, o que lhe garante um lugar na edição 2007 do torneio continental. De quebra, acabou com uma seqüência de três vitórias da equipe do ABC paulista e praticamente encerrou com as chances do rival se livrar do rebaixamento.
SITUAÇÃO DO VASCO |
---|
Objetivo principal: conquistar uma vaga na Libertadores em 2007.
O que precisa fazer: Conquistar os seis pontos que ainda tem a disputar contra Santos (C) e Figueirense (F) para não depender de outros resultados. Em caso de derrotas nos confrontos decisivos, torce para o Paraná perder suas últimas partidas contra São Caetano (F) e São Paulo (C). Outra possibilidade de ficar sem a vaga é em caso de duas vitórias do Figueirense contra Atlético-PR (F) e Vasco (C). |
---|
| MAIS DO VASCO |
Com apenas 36 pontos, na 18ª posição, o São Caetano depende de uma combinação improvável de resultados para seguir na Série A. Para complicar, na próxima rodada, o time azulino encara justamente o Paraná, principal rival do Vasco pela América.
A partida acontece também no interior paulista, no próximo domingo, às 16h. Simultaneamente, o Vasco recebe o Santos, em São Januário, podendo assegurar a conquista de seu objetivo.
Mesmo jogando em ritmo lento, a equipe carioca abriu o placar no primeiro tempo por intermédio do lateral-direito Claudemir, concluindo de primeira um lançamento de Ramon. Além disso, o Vasco tirou proveito da falta de objetividade do time adversário.
Na segunda etapa, o panorama foi mantido, com destaque para as seguidas conclusões desperdiçadas pelos jogadores do São Caetano.
"Sabíamos que íamos sofrer uma pressão grande, que eles viriam para cima de qualquer maneira, mas nos portamos bem na defesa", comemorou o zagueiro Fábio Braz.
O jogo Logo aos 5min, o Vasco perdeu uma chance incrível de abrir o placar. Após boa jogada do lateral Diego, o atacante Leandro Amaral, praticamente embaixo da trave, escorou o cruzamento pela linha de fundo.
No entanto, os cariocas não se abateram com o gol perdido e marcaram aos 13min. Em lance pela esquerda, o meia Ramon mostrou muita visão de jogo e inverteu para Claudemir. O lateral chegou na bola em velocidade e emendou um chute de primeira, sem chances para o goleiro Mauro.
A partir daí, aproveitando-se da ineficiência do ataque do São Caetano, o time de São Januário preferiu se fechar no campo defensivo e passou a buscar as jogadas de contra-ataque.
A única boa chance dos mandantes na primeira etapa surgiu aos 38min em uma cabeçada de Marabá, após cobrança de falta. Contudo, a bola passou por cima do gol de Cássio. No intervalo, o meia Ramon reclamou justamente da postura da equipe do Vasco:
SITUAÇÃO DO SÃO CAETANO |
---|
Objetivo principal: se livrar do rebaixamento à Série B.
O que precisa fazer: Vencer os dois jogos contra Paraná (C) e Flamengo (F) e torcer por derrotas do Fluminense para Santa Cruz (F) e Palmeiras (C) e da Ponte Preta para Goiás (F) e Atlético-PR (C). |
---|
| MAIS DO SÃO CAETANO |
"O time esta errando porque estamos jogando muito atrás, esperando o São Caetano no campo de defesa. Temos que adiantar a marcação, principalmente no meio-campo".
Contudo, as reclamações do jogador não surtiram efeito, já que o time da casa seguiu pressionando desde o começo da etapa final. Aos 9min, Élton ajeitou com estilo para chute de Marcelinho, mas o goleiro Cássio conseguiu evitar o empate.
O Vasco só voltou a assustar aos 15min, em jogada individual de Morais. O meia concluiu com força de fora da área para boa defesa de Mauro. Dois minutos depois, novamente Marcelinho obrigou Cássio a salvar a equipe visitante desviando com a ponta dos dedos uma bola chutada de longe.
Aos 23min, o time carioca chegou a marcar por intermédio de Leandro Amaral, mas o bandeira apontou corretamente o impedimento do atacante vascaíno. Como amostra do temor com o predomínio do São Caetano, o técnico Renato Gaúcho promoveu a entrada do volante Coutinho na vaga do meia Ramon.
Entretanto, a equipe carioca contou com a falta de pontaria dos atletas do time azulino, principalmente do atacante Élton, e prendeu a bola no campo de ataque nos minutos finais. O goleiro Cássio ainda garantiu o resultado ao fazer uma defesa em cima da linha, nos acréscimos.
SÃO CAETANO Mauro; Alessandro, Maurício, Thiago e Madson (Lucas); Daniel, Marabá, Leandro Lima (Marcelinho) e Júlio César; Élton e Martin (Dinélson) Técnico: Dorival Junior
VASCO Cássio; Claudemir (Mádson), Fábio Braz, Dudar e Diego; Amaral, Andrade, Abedi, Ramon (Coutinho) e Morais (Roberto Lopes); Leandro Amaral Técnico: Renato Gaúcho
Local: estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP) Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR) Assistentes: Rogério Carlos Rolim e Moisés Aparecido de Souza (ambos do PR) Cartões amarelos: Abedi (V), Dudar (V), Élton (S), Marabá (S), Júlio César (S) Gol: Claudemir, aos 13min do primeiro tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |