! Empate classifica o Botafogo e deixa o Corinthians perto - 26/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  26/11/2006 - 18h04
Empate classifica o Botafogo e deixa o Corinthians perto

Da Redação
No Rio de Janeiro

Um empate sonolento agradou Botafogo e Corinthians, neste domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O placar de 0 a 0 no confronto da penúltima rodada garantiu o time carioca na Copa Sul-Americana de 2007 e deixou o paulista bem perto da classificação para o torneio internacional.

Photocamera
Diguinho (e) marca jogador do Corinthians no Maracanã; equipes "comemoram" 0 a 0
'CERTO' COM FLA, CLAITON É VAIADO
NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
Após um primeiro tempo arrastado (provocado em parte pelo clima abafado no Rio de Janeiro), os times correram um pouco mais na etapa final e deixaram a partida ligeiramente mais movimentada. Mas isso não foi capaz de tirar a sonolência do jogo nem o zero do placar.

"Corremos bastante, criamos muitas oportunidades de gol. Mas, infelizmente, não estávamos inspirados. Não conseguimos colocar a bola para dentro do gol", comentou o meia Zé Roberto, um dos candidatos ao prêmio "Craque do Brasileirão".

Com o empate, o Botafogo foi a 51 pontos, o suficiente para sepultar qualquer risco de tirá-lo da zona de classificação para a Sul-Americana. Isso graças ao empate do Juventude, que foi a 47 pontos e só pode chegar a 50, já que só resta mais uma rodada para o fim do campeonato.

Por sua vez, o Corinthians foi a 50 e precisa de apenas mais um ponto para garantir sua classificação. Mas mesmo com uma derrota na última rodada, o time ainda tem boas chances de obter a vaga.

No próximo domingo, o Corinthians enfrenta o Juventude, em São Paulo, às 16h. O Botafogo volta a campo no mesmo dia e horário para cumprir tabela contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

O jogo
Com muitos jogadores povoando o meio-campo de ambas equipes, o jogo começou truncado. Mas o Corinthians criou uma boa chance logo aos 3min. Fabrício recebeu passe da direita dentro da pequena área, mas foi travado por Juninho na hora do chute.

Apesar da sonolência dos dois times, o Corinthians foi mais perigoso. Aos 17min, o time teve outra oportunidade, pelo mesmo caminho. Após cruzamento rasteiro da direita, Scheidt cortou antes que Rosinei aparecesse para marcar.

SITUAÇÃO DO CORINTHIANS
Objetivo principal: conquistar uma vaga da Copa Sul-Americana de 2007.

O que precisa fazer: Basta empatar seu último jogo, contra o Juventude (C). Mas mesmo que perca, se classifica se o Flamengo (que não pode ir à Sul-Americana porque já está na Libertadores e com isso abre mais uma vaga para o torneio se terminar dentro da zona de classificação) empatar com o São Caetano (C) e o Atlético-PR não vencer a Ponte Preta (F).
MAIS DO CORINTHIANS
O Botafogo até conseguiu finalizar, mas sem nenhum perigo, por meio de bolas alçadas na grande área. Até que aos 24min, o time carioca quase abriu o placar num chute de Lucio Flavio, da entrada da área, mas Marcelo caiu bem no seu canto direito para espalmar.

Aos 32min do primeiro tempo, aconteceu um fato inusitado. Percebendo o desgaste dos jogadores pelo clima abafado, o árbitro Evandro Rogério Roman paralisou a partida para os atletas beberem água. Os técnicos aproveitaram para passar instruções aos seus homens.

"A partir do 20 minutos, todos os jogadores começaram a reclamar do calor. Em casos extremos isso pode causar até uma parada cardíaca. Além de atrapalhar fisiologicamente os jogadores, estava atrapalhando o espetáculo", justificou Roman.

O Corinthians voltou a chegar com perigo pela direita aos 44min. William dominou na entrada da área e chutou forte, mas a bola saiu por cima do travessão de Julio Cesar. No minuto seguinte, o Botafogo respondeu com Zé Roberto, que chutou sem ângulo de dentro da área, pela direita, mas Marcelo defendeu.

Em busca da vitória, o Corinthians voltou para o segundo tempo com o atacante Rafael Moura, que quase abriu o placar aos 4min. Após cruzamento pelo alto da direita, ele cabeceou e a bola saiu rente ao ângulo direito de Julio Cesar.

O lance animou o time visitante, que chegou de novo aos 16min. Após contra-ataque rápido pela direita, Rosinei chutou cruzado, da entrada da área, mas a bola saiu à esquerda do goleiro.

Mas o Botafogo também melhorou, o que deixou o jogo um pouco mais movimentado. Contudo, aos 30min, o Corinthians ameaçou novamente. Magrão chutou forte da entrada da área e a bola saiu rente ao travessão, desperdiçando a última boa chance de gol da partida.

BOTAFOGO
Julio Cesar; Juninho, Scheidt (Lima) e Asprilla; Joilson, Diguinho, Claiton, Lucio Flavio (Juca) e Junior Cesar; Zé Roberto e Wando (Magno)
Técnico: Cuca

CORINTHIANS
Marcelo; Edson (Fagner), Betão, Marinho e César; Magrão, Marcelo Mattos, Rosinei (Bruno Otávio) e William; Fabrício (Rafael Moura) e Amoroso
Técnico: Emerson Leão

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Gilson Coutinho e Moisés Aparecido de Souza (ambos do PR)
Cartões amarelos: Fabrício (C), Edson (C), Junior Cesar (B), César (C), Diguinho (B) e Marinho (C)

Leia mais
Campeonato Brasileiro


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias