Topo

MMA


Maldonado supera golpe baixo e mantém emprego; Caveira também se salva

Jorge Corrêa

Do UOL, em Jaraguá do Sul

18/05/2013 19h44

Conhecido por sua resistência e por uma grande técnica de boxe, o paulista Fábio Maldonado conseguiu se salvar dentro do UFC. Vindo de três derrotas seguidas e com o emprego em risco, ele superou um forte golpe na região genital, inflamou a torcida em Jaraguá do Sul e venceu por pontos Roger Hollett pelo card preliminar do evento.

Mas a luta não começou fácil para ele. Enquanto o canadense teve gás, foi bem no primeiro round e o venceu o período com as quedas. Maldonado ainda levou um forte golpe baixo de Hollett, que acertou um chute irregular, e viu a luta ficar paralisada por alguns minutos.

Hollett, porém, cansou e virou vítima fácil para o brasileiro. Maldonado passou a chamar a torcida e bater muito na linha de cintura quando estava no clinch. Dessa maneira, dominou os dois rounds seguintes e levou por pontos.

Agora, Fábio Maldonado já pode pensar em uma renovação de contrato com o UFC, já que Dana White nunca escondeu o quanto gosta de suas atuações, mesmo quando acabava derrotado.

Caveira Paulo Thiago também se salva

Em uma luta muito parelha, mas com pouca técnica, o policial do Bope de Brasília Paulo Thiago também manteve seu emprego. Famoso dentro do evento por ser representante Caveira, vinha de duas derrotas seguidas e era outro que precisava vencer para continuar no maior evento de MMA do mundo. E conseguiu isso ao bater o estreante Michel Trator por pontos.

Mesmo com uma menor envergadura, Michel começou melhor nas quedas e na trocação, mas Paulo reagiu a partir da metade do segundo round e, em um resultado muito apertado, levou com um triplo 29-28. Mas Thiago precisa repensar suas atuações, mesmo depois de ter trocado de time, ido da Constrictor, de Brasília, para a X-Gym, do Rio de Janeiro.

Nocautes marcam abertura do evento

Na melhor atuação de um peso mosca na história do UFC, John Lineker deu um verdadeiro show para a torcida catarinense. Caçando o russo Azamat Gashimov desde o primeiro segundo, conseguiu dois knock-downs ainda no primeiro round e acabou com o serviço no terceiro com uma série de golpes na linha de cintura.

Em sua segunda luta no UFC, Jussier Formiga por pouco não se complicou. Depois de fazer uma luta muito amarrada no jogo de chão, mas que ele dominou por completo nos dois primeiros rounds, o brasileiro apanhou muito de Chris Cariaso no terceiro período em um ground and pound muito perigoso.

O primeiro UFC no Sul do Brasil não poderia ter começado melhor. Em um show de trocação, com os dois lutadores tentando o nocaute desde o primeiro minuto, Lucas Mineiro levou a melhor sobre o norte-americano Jeremy Larsen com um belo nocaute nos primeiros segundos do terceiro round.

Quem também conseguiu um rápido nocaute foi Iuri Marajó. Contra seu ex-colega de Jungle Fight Iliarde Santos, ele precisou de apenas 2min31s para arrasar o adversário.

MASSARANDUBA (FOTO) E TIBAU TAMBÉM BRILHAM

  • Gleison Tibau mostrou por que está lutando no UFC há quase oito anos com uma vitória muito convincente no card preliminar contra John Colish. Dominando o combate desde o começo, ele cercou o rival o tempo todo, acertou dois diretos que balançaram o norte-americano.

    No chão, finalizou com uma bela guilhotina. Outro que teve uma atuação impecável foi Francisco Massaranduba. Acertando bons golpes, o ex-participante do TUF Brasil conseguiu levar a luta para o chão e finalizou Mike Rio com um kata-gatame na força bruta, apertou no braço, nem precisou passar a guarda.

    Na última luta do card preliminar, a única derrota brasileira até ali. Hacran Dias foi dominado nos dois primeiros round pelo norte-americano Nick Lentz, reagiu apenas no terceiro e não conseguiu evitar a derrota por pontos, em decisão unânime dos juízes.