Topo

Após jogo mais longo da história nas duplas, Berdych bate Wawrinka e classifica Rep. Tcheca

Tomas Berdych classificou a Rep. Tcheca para as quartas da Copa Davis - AFP PHOTO/SEBASTIEN FEVAL
Tomas Berdych classificou a Rep. Tcheca para as quartas da Copa Davis Imagem: AFP PHOTO/SEBASTIEN FEVAL

Do UOL, em São Paulo

03/02/2013 13h18

Depois de uma maratona de sete horas no jogo de duplas no sábado, Tomas Berdych e Stanislas Wawrinka voltaram a quadra neste domingo para defenderem seus países em duelo decisivo pelo grupo mundial da Copa Davis. Desta vez em "apenas" 3h15min. de jogo, o tcheco novamente levou vantagem e, em 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-4, 3-6 e 7-6(7-5), classificou seu país para as quartas de final, eliminando os suíços, que jogaram sem Roger Federer no confronto.

A República Tcheca, com a vitória por 3 a 1 no confronto (a quinta partida, que definirá o placar do confronto, será apenas para cumprir tabela, e ocorre ainda neste domingo), enfrenta nas quartas de final o Cazaquistão, que superou a Áustria, na primeira zebra da competição. A república Tcheca é a atual campeã da Davis.

A partida deste domingo acabou marcada pela fúria de Stanislas Wawrinka, que após perder os dois primeiros sets, talvez ainda irritado pela derrota nas duplas do dia anterior, acabou destruindo sua raquete, dando pancadas com ela na quadra.

Aparentemente, o ataque de raiva de Wawrinka adiantou, pelo menos momentaneamente, para que ele se recuperasse no jogo. Mais focado, derrotou Berdych no set seguinte, mas acabou sucumbindo no tie-break da quarta parcial.

Após a partida, já no vestiário, Berdych recebeu os parabéns, via vídeo, de Radek Stepanek, que não jogou este confronto, mas foi o responsável pela vitória que deu o título aos tchecos em 2012.

Enquanto a Rep. Tcheca segue em busca do bicampeonato consecutivo, a Suíça iá disputar a repescagem, provavelmente sem Roger Federer - o melhor tenista do país deu a entender que só voltaria a atuar na Davis caso a Suíça chegasses às fases decisivas da competição.

ZEBRA DÁ AS CARAS NO GRUPO MUNDIAL DA DAVIS

A primeira zebra da Copa Davis 2013 ocorreu em Astana, no Cazaquistão, onde a equipe da casa surpreendeu e, ainda no quarto jogo do confronto, derrotou a favorita Áustria por 3 a 1, neste sábado. O vencedor do jogo decisivo foi Andrey Golubev, que já havia ganho um jogo de simples na sexta-feira e perdido o de duplas no sábado. Ele aguentou a maratona e passou por Jurgen Melzer, considerado o melhor tenista entre todos do confronto, em 3 sets a 1 (parciais de 4-6, 6-3, 6-4 e 6-2). Agora, os cazaques encaram, novamente como zebras, os atuais campeões da República Tcheca, que eliminaram a Suíça.