Topo

Thomaz Bellucci bate John Isner de virada em seu "melhor jogo" em quadra rápida

Bellucci venceu o jogo de virada contra John Isner - EFE/EPA/Brian Blanco
Bellucci venceu o jogo de virada contra John Isner Imagem: EFE/EPA/Brian Blanco

Do UOL, em São Paulo

03/02/2013 18h39

O sonho de eliminar os EUA na Copa Davis continua vivo. Empolgado pela vitória das duplas no sábado, Thomaz Bellucci fez uma excelente partida contra John Isner e conseguiu a vitória por 3 a 2. O brasileiro esteve atrás do marcador em duas oportunidades com Isner vencendo o primeiro e terceiro set. Mesmo assim, Bellucci mostrou forças para reagir e vencer o duelo.

Agora, Thiago Alves e Sam Querrey entrarão em quadra para decidir o futuro dos países na competição. Quem vencer o jogo se classificará para as quartas de final e enfrentará a Sérvia, de Novak Djokovic.

Thomaz Bellucci começou o jogo de maneira irreconhecível. Precisando vencer a qualquer custo, o brasileiro viu John Isner iniciar a todo vapor e com saques precisos. Logo no segundo game da partida, Bellucci já teve o saque quebrado e precisou correr atrás. No terceiro, um lance polêmico mexeu com os ânimos dentro de quadra. Em uma marcação duvidosa da arbitragem, o brasileiro golpeou no fundo da quadra e a bola foi cantada fora, mesmo com Isner tentando devolver o golpe. Imediatamente, o brasileiro pediu o 'desafio' e foi correspondido, mas o juiz de cadeira decidiu apenas voltar o ponto.

Tal decisão revoltou o presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), João Lacerda, que detonou a arbitragem pelo Twitter: "Vergonha o que fizeram aqui. Roubaram a gente descaradamente. Lembrei daquele jogo do Sampras e Guga em Miami. Faz parte da cultura dos USA".

 

Passado esse nervosismo inicial, Bellucci conseguiu controlar mais o jogo e passou a incomodar o americano, que encontrou dificuldades nos games em que sacava. A diferença crucial do set foi o aproveitamento dos break points. Isner quebrou o saque do brasileiro nas duas oportunidades que teve. Do outro lado, Bellucci não quebrou nenhuma vez apesar das seis chances. Com isso, o primeiro set foi para o americano por 6 a 2.

No segundo set o panorama da partida se alterou. Isner voltou acomodado e Thomaz Bellucci aproveitou para quebrar o saque do americano logo no terceiro game. Com a vantagem no placar, restou ao brasileiro administrar a vantagem. Quando sacava para fechar o game, ele até encontrou dificuldades, mas confirmou o serviço após um ace e definiu a parcial em 6 a 4.

THOMAZ BELLUCCI X JOHN ISNER

3x2
9
Aces
22
66
Erros não forçados
81
3
Duplas faltas
5
3/17
Break points
2/5

A terceira parcial foi muito equilibrada. Cada atleta teve uma chance de quebra, mas nenhum aproveitou. Com isso, o duelo se encaminhou para o tie-break. E quem se deu melhor foi John Isner após fazer 9 a 7 no tie-break.

O quarto set se encaminhava para o tie-break. A única chance de quebra tinha sido de John Isner, mas no décimo game da parcial, Thomaz Bellucci conseguiu superar o saque do americano e fechou o set em 6 a 4.

A tônica foi a mesma na quinta parcial, mas Bellucci cresceu muito e complicou o jogo no oitavo game. Após desperdiçar cinco break points, o brasileiro quebrou o saque de John Isner. Na sequência, ele confirmou o serviço e definiu o jogo com um 6 a 3.

Depois da partida, Bellucci comentou sobre o jogo, em sua opinião, o melhor da sua vida em quadra rápida. "Eu vi que ele estava um pouco cansado. Fiz ele jogar todos os pontos nos games no último set. Joguei muito bem hoje, consegui me superar. Estava insatisfeito com meu jogo na sexta. Tentar ser positivo o tempo inteiro foi o ponto-chave hoje. Acho que foi minha melhor partida em quadra rápida", afirmou em entrevista ao Sportv.

O brasileiro também aproveitou para falar sobre o duelo entre Thiago Alves e Sam Querrey. "Ele (Thiago) não tem nada a perder. Tomara que entre tranquilo. Acho que é a chance da vida dele", completou.