Topo

Federer iguala confronto entre Suíça e Cazaquistão após derrota de Wawrinka

Do UOL, em São Paulo

04/04/2014 14h40

O primeiro dia de jogos pelas quartas-de-final da Copa Davis já teve uma grande surpresa no confronto entre Suíça e Cazaquistão. Atual campeão do Aberto da Austrália e terceiro do ranking da ATP, Stanislas Wawrinka perdeu a partida de abertura do embate para Andrey Golubev, 64 do mundo, deixando nas mãos de Roger Federer evitar uma tragédia para os europeus neste primeiro dia. E o ex-1 não decepcionou e superou Mikhail Kukushin para deixar o embate empatado em 1 a 1. 

A expectativa desta sexta-feira era de ver uma grande exibição do Dream Team suíço, com seus dois jogadores entre os quatro melhores do mundo. Só que Wawrinka entrou em quadra nervoso nesta sua primeira participação na competição como principal suíço no ranking. Golubev sentiu os problemas do adversário e partiu para uma estratégia agressiva, tentando sempre manter a pressão em cima do rival. Assim, ele conseguiu abrir dois sets zero logo de cara por 6-7 (5-7) e 2-6, ficando em uma condição bastante confortável na partida. O suíço até esboçou uma reação ao vencer o terceiro set por 6-3, mas perdeu o final novamente no tie break, por 7-5.
 
Wawrinka admitiu o início ruim de jogo e que sentiu o ritmo da partida. “Quando estou nesta posição, sei que não me movimento tão bem”, disse. 
 
O desfecho frustrou a grande torcida suíça que lotava as arquibancadas do ginásio de Genebra e estavam bastante animados com a sua nova estrela. Porém, os aplausos do começo da partida se tornaram silêncio ao final do jogo. 
 
Com o resultado surpreendente, Federer entrou em quadra pressionado  para manter a Suíça viva no cronfronto. E ele fez uma partida consistente contra Mikhail Kukushin, 56, que também endureceu para os suíço nos dois primeiros sets, em que ele conseguiu quebrar o saque do adversário apenas nos games finais para sair com um duplo 6-4. O suíço, porém, abusou de sua experiência e calma para aproveitar bem os momentos em que teve a chance de abrir vantagem da difícil partida. 
 
No set final, Federer conseguiu impor seu jogo logo no começo abrindo três a zero e depois só administrou para fechar em 6-2, conquistando a partida por 3 a 0. "Eu saquei bem e fiz um jogo sólido", apontou o tenista após o jogo. "Mas o fim de semana ainda não terminou", completou, fazendo um alerta para o restante do confronto. 
 
Neste sábado, Wawrinka e Federer jogam nas duplas para tentar virar o confronto contra Evgeny Korolev e Aleksandr Nedovyesov.