Topo

Americano que come 2 kg de carne por dia sangra, mas vence 'Strongman'

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/04/2013 13h44

Brian Shaw é um norte-americano do Colorado de fala mansa e baixa, simpático e com traços infantis. Apesar da maneira dócil, quase delicada, ele precisou dar o sangue, literalmente, para vencer o concurso’ Strongman Pro’, que elege o homem mais forte do mundo. Na manhã deste domingo, durante o Arnold Classic Brasil, feira de negócios e esporte no Rio de Janeiro que leva o nome do ator austríaco, Shaw somou mais pontos nas três provas e derrotou outros seis competidores para ficar com o título.

O evento foi acompanhado de perto por Schwarzenegger, que entregou o troféu ao campeão. Completaram o pódio o islandês Hafthor Bjornssone o polonês Krzysztof Radzikowski. Shaw comentou sobre o sangue que escorreu de seu nariz na primeira prova, quando os competidores tinham 1min30s para levantar uma barra de 380 kg. Apesar de não acontecer regularmente, o ‘gigante’ diz que o acidente não é perigoso.

Em duelo de musas do braço de ferro, brasileira vence sueca no Arnold Classic

  • Reprodução/Facebook

“O sangue pelo nariz acontece algumas vezes, a pressão nos vasos é muito forte e sangra um pouco, mas não é preocupante. Não sei explicar direito, mas não atrapalha”, declarou o norte-americano de 31 anos e 2,03 metros, que também explicou como funciona a dieta para ganhar músculos e manter o peso na casa dos 200 quilos.

“Como cerca de dois quilos de carne por dia em média. Além disso, muitas batatas, arroz, carboidratos em geral. Mas proteína não pode faltar. A parte de alimentação também é muito importante nos treinamentos”, declarou Shaw, que também utiliza um protetor bucal nas competições para não morder a língua ou até mesmo quebrar algum dente enquanto faz força para erguer os pesos.

Ajuda em mudanças
Querido também pelos próprios competidores, que em muitos momentos incentivavam Shaw a conseguir mais um levantamento de peso, Shaw explicou que treina desde criança e compete profissionalmente há 15 anos.

“Isso faz parte da minha vida inteira, meu estilo de vida. Treino todos os dias. Pratico wrestling (luta olímpica), mas principalmente musculação.  Eu era muito forte quando criança, mas levou bastante tempo para que eu pudesse chegar neste estágio, já era grande, mas fui aumentando a força com os treinamentos”, disse o vencedor do Strongman.

O tamanho e a força também fazem com que Brian seja ‘convidado’ para ajudar em algumas tarefas que normalmente necessitariam de um batalhão. Segundo o norte-americano, é normal que amigos e parentes peçam uma ajudinha em mudanças ou coisas do tipo.

Canadense vence Pole Dance no Arnold Classic; brasileira fica em 4º e chora

  • Renan Rodrigues/UOL

“Ajudo a carregar algumas geladeiras, me pedem para ajudar em mudança (risos). Felizmente não tenho muitos problemas de lesão, só no ano passado que tive um problema no bíceps e precisei fazer uma cirurgia. Mas não tenho dores. Vou competir até aguentar, até onde o corpo permitir”.

Polêmicas na prova
A prova também foi marcada por infrações e polêmicas. Durante a corrida de cangalhas, aparelho que os competidores carregam nas costas e pesa ao todo meia tonelada, Hafthor Bjornsson venceu, mas foi punido por ter soltado a estrutura antes da linha de chegada.

 Ele alegava que era necessário passar apenas a cangalha, enquanto os juízes diziam que uma parte da estrutura teria que cruzar a linha. Com a punição, Shaw, que já havia vencido a primeira prova, conquistou também o segundo desafio.

Mais problemas no último confronto, quando cada atleta tinha que erguer um peso de 105kg com apenas uma das mãos, esticando o braço sobre a cabeça durante 1min30s. Com nove elevações, Hafthor Bjornsson venceu, mas não conseguiu tirar a vantagem de Shaw.

SCHWARZENEGGER VISITA CENTRO ESPORTIVO NO RIO DE JANEIRO