Clique no mapa para saber mais
detalhes sobre cada cidade-sede
A arte da reconstrução

O Japão está localizado no leste do continente asiático e é formado por mais de 3 mil ilhas, sendo as principais Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. Aproximadamente 70% das ilhas são cobertas de montanhas, florestas, lagos e rios.

De uma ponta a outra, o país tem mais de 3000 km de extensão. A leste, o Japão faz divisa com o Oceano Pacífico. A oeste, o país é vizinho da Península da Coréia. A menor distância entre os dois países que vão organizar a Copa do Mundo é de 50 km, num local chamado Estreito da Coréia, que liga o porto de Busan, no lado sul-coreano, à ilha japonesa de Tsushima .

O ponto mais alto do Japão é o monte Fuji, com 3776 metros, e o clima no país varia do tropical, nas ilhas do sul, ao temperado, na região norte.

Os japoneses descendem dos jomos, povo que habitou o país há 12 mil anos. Vários objetos arqueológicos deste período foram encontrados por todo o Japão. A cultura japonesa também carrega traços dos primeiros povos sul-coreanos, que visitavam o vizinho nos tempos passados.

Apesar de ter milhares de anos de existência, o Japão só se tornou uma potência mundial na segunda metade do século passado. O país, que precisou ser reconstruído após a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial, viveu um momento de intenso crescimento industrial, tornando-se uma das economias mais competitivas do mundo.

O imperador é o símbolo do poder político do Japão, mas o país é mesmo comandado pelo primeiro-ministro, que surpevisiona o Ministério e o Parlamento.

Os estrangeiros se surpreenderam com o entusiasmo e a paixão dos japoneses pelo futebol, apesar da inexperiência da seleção da casa.

Se tiveram que arcar com o alto custo dos serviços no Japão, os turistas puderam ao menos contar com viagens confortáveis e em alta velocidade. Afinal, sete das 10 cidades-sede japonesas são conectadas por trens-bala (Shinkansen). E todas as cidades ficam a menos de duas horas de distância por avião.

O futebol foi introduzido no Japão em 1873 pelo capitão Douglas da marinha inglesa. Ele era instrutor naval em Tóquio e começou a ensinar futebol como uma atividade recreativa. Depois, outras academias incluíram o esporte em seus currículos, aumentando gradativamente o interesse do povo japonês pelo futebol.

Em 1921, foi criada em Tóquio a Associação de Futebol do Japão, que organizou a primeira competição oficial do país. Oito anos depois, os japoneses se associaram à Fifa.

O primeiro Campeonato Japonês foi disputado por oito times em 1965. Três anos depois, a seleção nacional conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. O resultado provocou um crescimento do esporte no país, mas com a falta de investimento o futebol voltou a ser tratado como esporte secundário.

O futebol só chegou ao profissionalismo no Japão em 1991, com a criação da J-League. Um investimento muito grande foi feito para que jogadores estrangeiros atuassem no país e dessem uma nova cara ao esporte. Craques como o brasileiro Zico aceitaram o desafio e foram desbravar o futebol japonês.

O investimento foi um sucesso logo de cara. Em 15 de maio de 1993, quase 60 mil pessoas foram ao estádio Nacional de Tóquio assistir à primeira partida da J-League, entre Verdy Kawasaki e Yokohama Marinos.

O fortalecimento do futebol dentro de casa trouxe frutos para a seleção japonesa, que garantiu em 1998 sua primeira participação em Copas do Mundo. O país ficou em penúltimo lugar, com três derrotas, mas teve a experiência necessária para evitar o vexame em casa. Em 2002, após empatar contra os belgas na estréia, o Japão bateu Rússia e Tunísia. Chegou às oitavas, quando perdeu para os turcos.


Clique nas imagens abaixo para vê-las ampliadas

A idéia de organizar o Mundial partiu do momento em que os japoneses decidiram profissionalizar o futebol. Com a criação da J-League, no começo da década de 90, e o sucesso do torneio, o país mostrou ao mundo que era capaz de ser sede de uma Copa.

O primeiro anúncio de que o país estaria interessado em ser sede do torneio aconteceu em março de 1988. No ano seguinte, mais precisamente em novembro, o Japão apresentou formalmente à Fifa o pedido para ser sede da Copa.

Em junho de 1991, o Japão criou o Comitê Organizador da Copa, que seis meses depois indicou uma lista de 15 cidades pré-selecionadas para receber os jogos do Mundial.

A candidatura japonesa era apontada como favorita, e tinha o apoio do então presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange. Mas o anúncio de que a Coréia do Sul também disputaria o direito de ser o primeiro país asiático a abrigar uma Copa do Mundo acabou provocando entre os japoneses o temos de que a vitória estivesse perdida.

Temendo que a disputa entre Coréia e Japão acabasse favorecendo países de outros continentes, a Confederação Asiática de Futebol sugeriu que os dois países fizessem uma candidatura conjunta. Depois de um período de relutância, Japão e Coréia aceitaram a sugestão e se tornaram invencíveis na disputa.

O resultado saiu em 31 de maio de 1996, quando por unanimidade o comitê executivo da Fifa escolheu Japão e Coréia do Sul como os organizadores da Copa do Mundo de 2002.


População: 126.434.470
Área: 377.835 km²
Densidade: 335 hab/km²
Capital: Tóquio
Governo: Monarquia parlamentarista
Imperador: Akihito
Primeiro-ministro: Joichiro Koizumi
Divisão: 8 regiões e 47 províncias
Idioma: Japonês
Religiões: Budistas, xintoístas e cristãos protestantes
Moeda: Iene
IDH: 9º lugar


Bombeiros: 119
Polícia: 110
Embaixada do Brasil: (+81) 03-3262-5211
Informações:
(+81) 3-3503-8484
Hospedagem:
(+081) 3-5208-5030