Topo

Dodô já tem compra contestada no Santos por falta de gols e passes errados

Dodô pertence a Sampdoria, da Itália, e está emprestado até o fim desta temporada - Divulgação/Santos
Dodô pertence a Sampdoria, da Itália, e está emprestado até o fim desta temporada Imagem: Divulgação/Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/11/2018 04h00

O lateral Dodô é uma espécie de "queridinho" da torcida do Santos. Frequentemente atuante nas redes sociais e eficiente dentro de campo, o camisa 16 corre o risco de não permanecer na Vila Belmiro para a próxima temporada.

Isso porque a diretoria santista precisa abrir os cofres para pagar a Sampdoria, da Itália, detentora dos direitos econômicos, e o próprio jogador, que pediu aumento salarial. Por conta disso, a contratação em definitivo do lateral já divide opiniões no clube. Existe uma pequena ala que pesquisou os números do jogador e acredita não valer o investimento.

Dodô não marcou nenhum gol com a camisa do Santos e só deu duas assistências em 47 jogos nesta temporada, sendo 30 deles pelo Campeonato Brasileiro. Segundo estatísticas do Footstats, ele está no "top 5" de pior passador de bola no Brasileirão.

Entre todos os jogadores, Dodô só errou menos passes do que Reinaldo do São Paulo (193), Léo do Bahia (167), Iago do Inter (160), e Lucas Paquetá do Flamengo (155). O lateral santista errou 154 passes. Do Santos foi o atleta que mais errou.

Em relação aos cruzamentos, um fundamento importante para os laterais, Dodô arriscou 141 no Campeonato Brasileiro, sendo 33 deles certos e 108 errados. Ele tem 23,4% de aproveitamento das tentativas no fundamento. Victor Ferraz, por exemplo, tem praticamente a mesma média de acertos, 22,8%.

Em contrapartida, Dodô foi o jogador que mais deu assistências para finalizações no Santos, 34 ao todo, ou seja, ele foi o atleta que mais criou chances de gol aos companheiros.

Santos tem que abrir cofre para contratá-lo

Segundo apurou o UOL Esporte, o atleta possui um salário considerado baixo atualmente no elenco santista, pago inclusive pelo clube italiano, e seu estafe pediu cerca de R$ 500 mil mensais de ordenado para renovar.

Vale ressaltar que, além do salário mensal, o Santos terá que desembolsar cerca de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 8,5 milhões) para exercer a prioridade de compra estipulada pela Sampdoria e contratar o lateral de 26 anos em definitivo.

A diretoria santista ainda foi informada que a Sampdoria recebeu diversas propostas por Dodô – algumas do futebol europeu e outra do futebol mexicano. A concorrência atrapalhou os planos do Santos em busca da permanência do lateral.

O lateral revelado pelo Corinthians fez a torcida santista esquecer rapidamente Zeca, que acionou o clube na Justiça e depois se transferiu para o Internacional em troca envolvendo o atacante Eduardo Sasha.