Topo

Palmeiras aposta em processo especial para recuperar Willian em reta final

Artilheiro do time no Brasileiro, Willian voltou de lesão antes do previsto - Ale Cabral/AGIF
Artilheiro do time no Brasileiro, Willian voltou de lesão antes do previsto Imagem: Ale Cabral/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

13/11/2018 04h00

Quando Willian se machucou no jogo contra o Boca Juniors, em 31 de outubro, as notícias não pareciam animadoras. Um exame no dia seguinte constatou lesão muscular na coxa esquerda do atleta, e o prazo inicial de recuperação foi de duas a três semanas. Porém, apenas dez dias depois do diagnóstico, o camisa 29 já esteve em campo no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, no último domingo (11). Foi o resultado de um trabalho especial para ter um dos jogadores mais importantes do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro, com a equipe perto do título.

Diferentemente de outros clubes, o Palmeiras trata lesões musculares com um processo pouco ortodoxo. O atleta que se machuca passa a ter a musculatura mobilizada com treinos de força desde o início do tratamento, ao contrário de processos mais conservadores, em que se espera a lesão cicatrizar para começar as atividades mais pesadas.

O objetivo desse método é não apenas recuperar, mas regenerar o músculo para que ele volte rapidamente a gerar a velocidade e a potência esperadas de um atleta profissional. Na avaliação alviverde, esse processo evita que se forme fibroses na cicatrização da lesão. Além disso, o clube não usa anti-inflamatórios no tratamento.

O esforço para recuperar Willian o quanto antes se justifica pelo alto desempenho do atacante na temporada. O jogador é o artilheiro do Palmeiras no Brasileirão, com nove gols, e foi o que mais vezes entrou em campo com a camisa alviverde em 2018, com 64 partidas disputadas.

Além disso, a função que o atacante faz pelo lado do campo encontra poucas alternativas no elenco do Palmeiras. Os atletas mais usados por Felipão como substitutos, como Hyoran, Gustavo Scarpa ou Guerra, são meias de origem têm características bem diferentes. Também por isso, Willian e Dudu são os jogadores que mais atuaram na temporada.

Substituído no segundo tempo diante do Atlético-MG, Willian segue à disposição de Felipão para o duelo contra o Fluminense, nesta quarta-feira (14), no Allianz Parque. Com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional faltando cinco rodadas para o fim do campeonato, o Verdão só depende de si na reta final. A equipe terá ainda a volta de Dudu, que cumpriu suspensão contra o Atlético-MG, para tentar ficar ainda mais perto do título.