Topo

São Paulo x Vasco elimina chance de torcida única na final da Copinha

Após bater Corinthians, Vasco enfrentará o São Paulo na final da Copinha após 27 anos - Ale Vianna/Divulgação/Vasco
Após bater Corinthians, Vasco enfrentará o São Paulo na final da Copinha após 27 anos Imagem: Ale Vianna/Divulgação/Vasco

Do UOL, em São Paulo

23/01/2019 00h20

São Paulo e Vasco se enfrentarão na final da Copinha na próxima sexta-feira (25) com a presença das duas torcidas no Pacaembu. Havia a possibilidade de a partida ser disputada com torcida única. De acordo com o regulamento da competição, isso aconteceria se são-paulinos e corintianos se enfrentassem na decisão, mas o Corinthians foi derrotado pelo time vascaíno nos pênaltis - já os são-paulinos bateram o Guarani.

No ano passado, o São Paulo enfrentou o Flamengo na final da Copinha. A torcida do time carioca ocupou o tobogã no Pacaembu, enquanto os torcedores da equipe paulista ficaram nos outros setores do estádio.

O São Paulo teria a vantagem de ter torcida única numa final contra o Corinthians, pois tem melhor campanha na competição. O time tricolor soma 21 pontos, com seis vitórias e dois empates, sendo que um dos empates foi no triunfo nos pênaltis contra o Cruzeiro nas quartas de final, o que vale dois pontos. 

Já o Corinthians terminou a Copinha com 19 pontos, com cinco vitórias e três empates, com um triunfo nos pênaltis. Se os corintianos tivessem vencido o Vasco no tempo normal, por qualquer placar, teriam a vantagem de enfrentar o São Paulo com torcida única, pois ficariam com o mesmo número de pontos e saldo de gols superior.

A torcida única está prevista no artigo 41 no regulamento da Copinha. "Quando houver clássicos entre as equipes do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, caso ocorra alguma definição do Ministério Público com relação aos mandos, prevalecerá a melhor campanha", diz o texto. 

A determinação de torcida única nos clássicos paulistas existe desde 2016. No ano passado, Guarani e Ponte Preta passaram a fazer parte desse grupo. Por isso, São Paulo e Guarani se enfrentaram com torcida única em Araraquara na noite desta terça-feira.

São Paulo e Vasco voltam a se encarar na final da Copinha depois de 27 anos. Na decisão de 1992, as equipes empataram por 1 a 1. Nos pênaltis, os vascaínos venceram por 5 a 3.