Topo

Conmebol define datas, e Libertadores será decidida em um sábado

Boca Juniors e River Plate decidem a Copa Libertadores - Divulgação/Conmebol
Boca Juniors e River Plate decidem a Copa Libertadores Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/11/2018 12h48

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu nesta quinta-feira (01) as datas das finais da Copa Libertadores entre River Plate x Boca Juniors. A entidade mudou o protocolo tradicional de decidir o torneio em meio de semana. O primeiro jogo, em La Bombonera, será dia 10, enquanto a volta, a princípio no Monumental de Nuñez, em 24 de novembro. - a organização ainda vai analisar o pedido do Grêmio para eliminar os millonarios pela indisciplina do técnico Marcelo Gallardo.

Os dois jogos ocorrerão em sábados em virtude da reunião do G-20 em Buenos Aires. Por receber chefes de estado e líderes mundiais, a capital pediu à entidade sul-americana para alterar a segunda final no campo do River Plate, já que não conseguiria dar a segurança necessária para os dois eventos.

A fim de não prejudicar nenhum dos lados, a entidade jogou as duas partidas para o fim de semana. A princípio, a Libertadores começaria a ser decidida na próxima quarta-feira, e a volta estava agendada para o dia 28, dois dias antes da chegada dos representantes do G-20.

Será a primeira vez que a principal competição sul-americana vai contar com os dois times mais populares da Argentina na final. Como rotina nos clássicos disputados no país, as duas partidas terão torcida única – somente xeneizes na primeira perna e millonarios na segunda.

O Boca Juniors chegou à final na última quarta-feira, depois de segurar empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no Allianz Parque. Já o River Plate reverteu a desvantagem do primeiro jogo, bateu o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre, e conquistou a vaga na decisão do torneio.