Topo

Advogado do Grêmio mantém otimismo após reunião; decisão sai este sábado

Técnico Marcelo Gallardo, do River Plate, usa disfarce para ignorar punição da Conmebol - Reprodução/SporTV
Técnico Marcelo Gallardo, do River Plate, usa disfarce para ignorar punição da Conmebol Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2018 14h04Atualizada em 03/11/2018 05h38

O advogado Leonardo Lamachia, um dos representantes do Grêmio na sessão da Comissão Disciplinar da Conmebol no início da tarde desta sexta-feira (02), manteve o otimismo após o encontro em Luque, no Paraguai. Segundo ele, se o julgamento for técnico, o Tricolor consegue a reversão dos pontos do jogo de volta da semifinal da Libertadores. No fim da tarde, o clube foi informado que a decisão sairá no sábado. 

Em campo, o Grêmio perdeu para o River Plate por 2 a 1. No entanto, entrou com pedido de alteração do placar para 3 a 0 a seu favor devido ao descumprimento da suspensão do técnico Marcelo Gallardo.  O comandante do River cometeu uma série de irregularidades como passar instruções a seu auxiliar através de um comunicador, ir aos vestiários conversar com os atletas no intervalo da partida e conceder entrevista coletiva na zona mista da Arena do Grêmio.

"Estamos muito tranquilos. Todos nos mobilizamos a partir do presidente Romildo Bolzan na madrugada de terça, depois quarta, quinta e hoje estamos aqui. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Um trabalho muito forte do jurídico, nosso CEO Carlos Amodeu, uma mobilização total do clube. Eu acho, sendo mais objetivo, que nossas chances, analisando sob ponto de vista técnico, são muito boas. Temos boas chances. São muito claras  as provas, de vídeo, áudio e testemunhais, são muito fortes. Sob ponto de vista técnico e jurídico acreditamos muito na nossa tese, nosso direito é muito bom", disse Lamachia à Rádio Grenal.

Estiveram presentes de forma presencial no julgamento apenas os representantes do Grêmio e o presidente da Comissão, Eduardo Gross Brown. A defesa do River Plate foi feita através de uma videoconferência, e os demais julgadores, a venezuelana Amarilis Belizario e o chileno Cristóbal Valdéz, também.

"Normalmente essas audiências são realizadas com os três membros por videoconferência. E pela gravidade e a repercussão dos fatos, da grandeza do julgamento, ele fez questão de presidir os trabalhos pessoalmente. Os dois membros por videoconferência é normal, uma prática comum, até os três desta forma", completou Lamachia.

Inicialmente a reunião da Comissão com apresentação das defesas seria no sábado, mas foi antecipada para esta sexta. O Grêmio, desde a madrugada, montou um esquema logístico e se fez presente, inclusive com a contratação de um advogado uruguaio para auxiliar no idioma.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o vice jurídico do Grêmio, Nestor Hein, informou que o clube foi informado pela Conmebol que a decisão sairá até as 12h (de Brasília) deste sábado. 

A decisão da Libertadores depende do que for definido. O Boca Juniors espera seu adversário e a final começa a ser disputada no dia 10 de novembro.