Topo

River x Boca na Espanha leva jornal argentino a usar palavrão em sua capa

Santiago Bernabéu vai receber a decisão entre River Plate x Boca Juniors, no próximo dia 9 - Denis Doyle/Getty Images
Santiago Bernabéu vai receber a decisão entre River Plate x Boca Juniors, no próximo dia 9 Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/11/2018 11h09

decisão da Conmebol de escolher Madri como a sede da Superfinal da Copa Libertadores tem provocado reações exaltadas. A ida de River Plate x Boca Juniors para a capital espanhola levou o principal jornal esportivo da Argentina a colocar um palavrão em sua capa: "C..., final em Madri", publicou o Olé, quebrando qualquer etiqueta.

Leia mais

"A Conmebol decidiu que River x Boca definam a Copa (Conquistadores?) no estádio do Real Madrid, com torcedores das duas equipes. Um fracasso da Argentina", escreve a publicação, que anteriormente já se manifestara de forma contrária ao jogo fora da Argentina.

A entidade sul-americana decidiu tirar a final da Argentina após o episódio de violência contra o ônibus do Boca Juniors. O ataque por parte de torcedores do River Plate no último dia 24 feriu membros da delegação xeneize e provocou o adiamento da decisão. Na última quinta-feira (29), a Conmebol escolheu Madri para receber o duelo no dia 9 de dezembro.

A opção pela capital espanhola, consequentemente, repercutiu nos jornais esportivos do país europeu. O AS fez uma montagem do Santiago Bernabéu, palco do duelo, com as duas torcidas argentinas e estampou o nome do estádio do Real Madrid com Monumental e Bombonera, referência às casas de River e Boca.

O Marca, embora destaque com maior enfoque a possível chegada de Brahim Díaz ao Real Madrid, também destaca parte da capa à final da Libertadores no Bernabéu. 

Até na Catalunha repercutiu de maneira destacada o veredito da Conmebol. O Mundo Deportivo publicou fotos de Pipa Benedetto (Boca) e Lucas Pratto (River) com a mensagem 'Quilombo en Bernabéu', que pode ser traduzido como 'bagunça no Bernabéu'.

River e Boca, a princípio, decidem a Libertadores no dia 9 de dezembro. Quem vencer vai levantar a taça, já que as equipes empataram por 2 a 2 no primeiro jogo, disputado em La Bombonera, casa bostera.