Topo

Paulista - 2019

Após 15 jogos em 2012, Leão vive rotina de mudanças táticas e usa elenco no limite

O técnico Emerson Leão, do São Paulo, tem tido problemas para escalar o time - João Pires/VIPCOMM
O técnico Emerson Leão, do São Paulo, tem tido problemas para escalar o time Imagem: João Pires/VIPCOMM

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

17/03/2012 06h00

A vida do técnico Emerson Leão no comando do São Paulo neste ano não tem sido nada fácil.

Por conta das lesões e também por deficiência técnica de alguns jogadores, o treinador do Tricolor repetiu a escalação da equipe apenas uma vez em 15 jogos (nas duas primeiras rodadas do Paulistão) e já trocou de esquema tático cinco vezes, tudo para tentar encontrar a formação ideal para a temporada.

Leão começou o ano com um time titular na cabeça, mas ele logo foi desfeito por conta das lesões de Rogério Ceni e Fabrício. Depois, Luis Fabiano e Wellington se machucaram – o primeiro já retornou ao time –, e Jadson demorou a entrar no ritmo ideal.

ROGÉRIO CENI FAZ TRABALHO COM BOLA

O goleiro Rogério Ceni ainda se recupera de cirurgia no ombro direito, realizada no final de janeiro, mas realizou um trabalho com bola no treino desta sexta-feira no CT do São Paulo.

Com isso, o treinador foi obrigado a usar praticamente todo o elenco que tem à disposição, mesmo com a ideia de utilizar sempre o que tem de melhor para os compromissos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista e sem poupar ninguém.

São 28 jogadores no plantel e apenas cinco ainda não entraram em campo. Dois deles são os goleiros reservas Léo e Leonardo, e outros dois, Rogério e Cañete, estão machucados. Em condição de jogo, apenas Henrique Miranda não atuou.

O São Paulo iniciou o ano atuando com três atacantes – Lucas, Fernandinho e Luis Fabiano –, na estreia no Campeonato Paulista, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, e prosseguiu assim até a quinta rodada, quando Jadson entrou no time e o esquema mudou para o 4-4-2, já sem Luis Fabiano, machucado.

A formação com dois meias e dois atacantes parece ser a preferida de Leão, já que ele retornou ao esquema com três atacantes quando teve desfalques, como contra o Bragantino, pela 9ª rodada, quando Luis Fabiano e Willian José, suspenso, eram desfalques e Cícero atuou como atacante ao lado de Lucas e Fernandinho.

Contra o XV de Piracicaba, por exemplo, o técnico recuou Cícero e escalou Lucas, Fernandinho e Willian José na frente. Já diante do Independente, do Pará, no jogo de ida da Copa do Brasil, Jadson ficou fora do time e um trio ofensivo foi colocado em campo.

Com a dupla de zaga arrumada, o meio de campo pegando corpo e o ataque em alta com Luis Fabiano, o problema agora é a lateral direita.

Se Rodrigo Caio for mantido improvisado na função, Leão repetirá a escalação da goleada sobre o Independente para o clássico contra o Santos, no domingo. Mas existe a possibilidade de Piris retornar à equipe e o treinador voltar a mudar a equipe.

Ainda assim, o time já soma cinco vitórias seguidas e está embalado para o duelo contra o Peixe. “Nossa responsabilidade é a vitória, e venho dizendo que uma puxa a outra. E cada dia estamos mais satisfeitos porque estamos aumentando nosso índice de aproveitamento, que hoje está em 75%”, afirmou Leão.