Topo

Alemanha

Löw pede calma após derrota na estreia: "não vamos entrar em pânico"

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou

17/06/2018 14h55

O técnico da Alemanha, Joachim Löw, concedeu entrevista coletiva neste domingo (17), após a derrota para o México por 1 a 0 na estreia da Copa do Mundo da Rússia, no estádio Luzhniki, em Moscou. O treinador falou em decepção pelo resultado negativo, mas pediu calma.

- "Lindo e querido": imprensa do México derrete-se com vitória sobre Alemanha
- Derrotada, seleção alemã parabeniza mexicanos na web; rival agradece

- Löw prometeu ser mais higiênico, mas foi flagrado de novo com dedo no nariz

“A primeira vez é sempre uma surpresa. Não jogamos bem, não conseguimos mostrar nossa forma de jogar. Pode acontecer, acontece. Não vamos nos despedaçar e ficar desorientados e fazer algo diferente. Vamos manter nossa estrutura. Não vamos entrar em pânico”, afirmou.

Löw ainda falou que os alemães não estavam acostumados a tropeçar em estreias. “É decepcionante perder o primeiro jogo. É uma situação a que não estamos acostumados. Em vários torneios anteriores, sempre vencemos a primeira. Haverá obstáculos para superar. Agora, temos que chegar a conclusões para resolver. No próximo jogo, temos que ser bem melhores”, disse.

O México abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, com Lozano, e viu Kroos acertar uma bola no travessão antes do intervalo. Já no segundo tempo, os dois times tiveram mais chances. Nos minutos finais do jogo, os mexicanos conseguiram segurar a pressão dos alemães e ficaram com a vitória.

“No primeiro tempo, jogamos muito mal. Nós conseguimos impor nossa forma de jogar, atacar e dar passes. Não fomos eficientes. Houve muitos contra-ataques e tivemos que correr atrás. Estávamos vulneráveis porque perdíamos a bola. No segundo tempo, conseguimos pressionar melhor. Tivemos alguns chutes perto do gol e, por algumas vezes, não ia para o gol. Eles estavam afobados. Na questão psicológica, está todo mundo irritado. O time tem experiência em lidar com derrota”, afirmou.

“Claro que esperávamos que o México, com sua qualidade e seu jogo, e seus jogos nos últimos anos, jogasse de forma consistente com o sistema. É o mesmo sistema com transição rápida. Independente do nosso adversário, eles estavam mais rápidos para tomar a bola e atacar. Os mexicanos são muito bons no 1 contra a 1”, declarou Low.

“Nós fomos negligentes. Foi bem incomum para esse time. O espaço que demos, o rival conseguia botar pressão em nós. Nós passamos a bola em lugares bem confinados. Os rivais estavam bem perto de nós e não tiveram dificuldade para tomar a bola”, acrescentou.

Mesmo com o revés na estreia, o treinador alemão falou que manterá a mesma ideia de jogo. “Nós não vamos mudar nosso plano. Se conseguimos jogar nossas ideias, vai funcionar. No primeiro jogo, os jogadores estavam tentando recuperar a bola ao invés de jogar de forma mais aprofundada. Se não formos mais decisivos, as coisas não se tornam mais fáceis.”

A Alemanha volta a campo no próximo sábado (23), às 15h (de Brasília), quando encara a Suécia no Estádio Olímpico de Sochi. Questionado sobre a chance de ficar em segundo no grupo e pegar o Brasil nas oitavas, Löw preferiu não se alongar sobre o assunto.

“Não vou pensar no próximo adversário nas oitavas. Temos que pensar no próximo jogo. É só sobre pensar no próximo jogo”, disse o técnico, que também não pensa em ser eliminado na fase de grupos, assim como já aconteceu com outros campeões. “Não vamos sofrer esse destino. Vamos passar para a próxima fase”, finalizou.

Alemanha