Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

CBF aumenta rigor após calote e quer direitos internacionais até março

Novo troféu do Campeonato Brasileiro - Rafael Ribeiro/CBF
Novo troféu do Campeonato Brasileiro
Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Do UOL, em Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro

25/01/2019 04h00

Após o calote da BR Foot Mídia, a CBF realiza uma nova licitação para negociar os direitos internacionais e a comercialização de placas publicitárias do Campeonato Brasileiro para o exterior. Com a experiência fracassada do final de 2018, em uma definição feita às pressas, a entidade entregou o processo à renomada Ernst & Young e aumentou o rigor das empresas que disputam o direito - entre 10 e 20 concorrentes. Com uma previsão de quase dois meses entre apresentação de propostas, análises e escolha, a confederação espera resolver tudo até março, com os times recebendo a parcela inicial do novo contrato ainda antes do início do torneio.

Uma das novidades do novo processo é a solicitação de que o vencedor do pacote de placas publicitárias se comprometa a arcar com os custos de instalação de painéis de led para os jogos do Brasileiro. Na ideia dos organizadores, alguns padrões precisavam ser ajustados por uma adequação ao mercado europeu. (Por Pedro Ivo Almeida)

De olho na seleção, Maracanã cede dois camarotes à CBF

Interessada em uma aproximação com a CBF, a concessionária do Maracanã cedeu sem custo dois dos seus camarotes para que a entidade possa fazer ações de relacionamento no estádio. A cessão foi feita em comodato, que é uma espécie de empréstimo gratuito, e não tem tempo preestabelecido de uso.

De olho em jogos da seleção brasileira, o gesto dos administradores é mais um no sentido de estreitar ainda mais os laços com a entidade. Além do natural interesse em receber a equipe de Tite, a concessionária entende que pode se aproximar de potenciais patrocinadores e parceiros. Na Copa América, o Brasil só jogará na decisão ou se não terminar a primeira fase na primeira colocação de sua chave. (Por Leo Burlá) 

Cristiane faz mais sucesso nas redes que reforços do SP

O São Paulo apostou na contratação de Cristiane para retomar o time feminino profissional em 2019. A chegada da atacante da seleção brasileira, uma das maiores referências da modalidade no país no século, empolgou a diretoria do Tricolor e também os torcedores. As publicações sobre a craque nas redes sociais do clube geraram números melhores do que quase todos os reforços do time masculino na temporada.

Ela perde apenas para o anúncio da volta de Hernanes. Os dirigentes acreditam que isso é uma mostra do potencial que a modalidade tem para crescer entre os torcedores e até gerar receita. (Por Bruno Grossi)

Bola Campeonato Paranaense - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Trocaram as bolas no Campeonato Paranaense

Uma pitada "carioca" marcou a partida entre Coritiba e Maringá, válida pelo Campeonato Paranaense. Após os fotógrafos presentes ao Couto Pereira flagrarem a logomarca da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) gravada na bola, a Topper admitiu o erro e creditou a confusão a um "contratempo logístico".

Em tese, o modelo usado no Rio é idêntico adotado no Paraná, mas a bola teria de estar com a logomarca da Federação Paranaense de Futebol (FPF). À De Primeira, a empresa informou que a questão foi solucionada e não tornará a acontecer. (Por Leo Burlá e Napoleão de Almeida)

Destaque do Vasco na Copinha fica "sem almoço" por culpa de rival

O principal armador do Vasco da Gama teve que almoçar hambúrguer na véspera da final da Copa São Paulo Júnior. Lucas Santos e o técnico Marcos Valadares dariam entrevista coletiva às 11 horas da última quinta-feira (24), no Pacaembu, mas o evento acabou atrasado em cerca de 1h30 porque os representantes do São Paulo ficaram presos no trânsito. O imprevisto obrigou funcionários do Vasco a improvisar. Eles procuraram uma padaria próxima e compraram lanches para Lucas Santos, que já estava "agoniado" com tanta demora. (Por Arthur Sandes)

Atlético-MG se assusta com lesão de Papagaio

A torção de Rafael Papagaio no tornozelo preocupou a cúpula do Atlético-MG. O clube, no entanto, descobriu que o problema do atacante não é tão grave após receber os exames médicos na tarde desta quinta-feira (24). Ele se machucou durante partida da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20. Na ocasião, o atleta que pertence ao Palmeiras e assinou até o fim de 2019 com o Galo sofreu uma torção no tornozelo direito. A preocupação era com uma possível ruptura de ligamentos. A situação, porém, foi descartada. Em caso de classificação da seleção à próxima fase do torneio, o centroavante só chegará à Cidade do Galo em 10 de fevereiro. (Por Thiago Fernandes)

Aviso so Operário-PR sobre camisas de rivais em torcida - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Time do PR veta camisa de outros times no estádio em seus jogos

"Na casa do Fantasma, use camisas do Operário". A mensagem divulgada pelo clube paranaense, atual campeão da Série C, nacional alerta: ninguém poderá entrar no Estádio Germano Kruger com outra camisa que não seja a do dono da casa, ao menos no setor dos torcedores locais. Em contato com o clube, a reportagem apurou que a diretoria do Fantasma adotou a medida por segurança e conta com amparo jurídico.

O Operário tem sede em Ponta Grossa, a 100 km de Curitiba, e também pretende consolidar sua marca em um mercado fatiado pelos clubes da capital, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, prioritariamente. A medida já estará em vigor no jogo deste domingo, 17h, contra o Cascavel Recreativo - os torcedores da equipe visitante poderão ir com suas camisas e até mesmo com a de outros clubes. (Por Napoleão de Almeida)

Pedro Antonio se reúne com "guru" no Fluminense

Um dos nomes ventilados como candidato na eleição que pode ser antecipada no Fluminense, tema que será definido pela assembleia neste sábado (26), Pedro Antonio esteve reunido na quinta (24) com Jackson Vasconcellos, ex-assessor e "guru político" de Peter Siemsen no Flu, entre outras pessoas.

À "De Primeira", o "mecenas do CT" confirmou o encontro em um restaurante, mas negou que o Fluminense tenha sido o tema principal. Ele disse que o papo girou em torno de um documentário que está sendo produzido sobre a ex-juíza Denise Frossard. "Sobre ser candidato, não falo com ninguém. É uma decisão que ninguém desconfia", disse. (Por Leo Burlá)