Topo

Chega de férias! Neymar exalta treinos em casa pré-Copa e Barça de Valverde

Neymar e Datena - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews

Bruno Freitas e Ricardo Perrone

Do UOL, em Praia Grande

10/07/2017 04h00

Qual será a cara do Barcelona com seu novo técnico, Ernesto Valverde, na temporada que se aproxima? Qual será o esquema tático e como Neymar precisará atuar nos meses que antecedem a Copa da Rússia? Nem o jogador tem ideia ainda. Pelo menos é o que ídolo disse em breve entrevista ao UOL no sábado (8), após evento no instituto beneficente que leva o seu nome, em Praia Grande.

As férias da estrela do futebol brasileiro terminam na quarta-feira (12), quando o Barcelona inicia os treinos de pré-temporada com a direção de seu novo treinador.

"Bem, eu não conversei com o Valverde, ainda não discutimos tática, nem nada. Sinceramente, não sei. Espero que ele possa tirar o melhor de cada jogador, o melhor de cada atleta para que a gente possa ser muito feliz e ter muitas vitórias. Sei que é um time muito ofensivo", afirmou o atacante do Barcelona, depois de evento no litoral paulista, no sábado.

O Athletic Bilbao, ex-clube do substituto de Luis Henrique no Barça, tinha entre suas principais marcas a obsessão pela posse de bola e a pressão sobre os adversários. Aproveitar bem jogadores das categorias de base foi uma característica citada pela direção do time catalão ao anunciar a contratação de Valverde.

Treinos e peladas durante as férias

Antes de iniciar o trabalho com seu novo chefe, no entanto, Neymar desfruta do final de férias rodeado de amigos no Brasil, com direito a algumas peladas descontraídas, como admitiu o jogador no sábado: "joguei umas bolinhas por aí". Mas, mesmo assim, o ídolo segue comprometido com um plano de treinos elaborado por seu estafe.

Para Neymar, criar o instituto que leva seu nome foi o maior gol de sua carreira - Leonardo Benassatto/Reuters - Leonardo Benassatto/Reuters
Imagem: Leonardo Benassatto/Reuters

"Eu gosto (dos trabalhos físicos individuais). Tenho dois profissionais em casa que me colocam em forma, me passam todo o treinamento, tudo que é bom para eu melhorar. Acho que meia parte do meu sucesso hoje no Barcelona é por conta dos dois", declarou Neymar.

O ídolo da seleção se refere ao preparador físico Ricardo Rosa e ao fisioterapeuta Rafael Martini. A dupla acompanha diariamente o atleta e cuida dos trabalhos que ele faz em casa na Espanha durante a temporada e também nas viagens nas férias. Os profissionais, inclusive, já chegaram a marcar treino até em noites de sábado.

O trabalho de ascensão física e técnica de Neymar começou há três anos, idealizado pelo pai do jogador, como mostrou uma reportagem do UOL, em abril passado.

No início, o Barcelona relutou em aceitar que o atacante tivesse profissionais particulares complementando a preparação de sua estrela. No entanto, os pedidos do brasileiro e os resultados após os primeiros treinos individuais acabaram dobrando a resistência dos catalães.

Veja mais sobre o torneio de futebol amador com a chancela de Neymar, em evento que terminou no último final de semana, na Praia Grande:

Datena, japoneses e mais de 30 "parças". O evento de Neymar em Praia Grande

Neymar joga com peladeiros da Romênia e emociona rivais: "Agradeço a Deus"

Neymar diz que Brasil voltou a ser temido e aprova memes sobre seu cabelo