Topo

Candidatos se manifestam contra diretoria do Coritiba por queda para a B

Guilherme Artigas/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Guilherme Artigas/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

06/12/2017 18h56

Os três candidatos à presidência do Coritiba se manifestaram pelas suas chapas após a queda do clube para a Série B do Brasileiro sob o comando de Rogério Bacellar, que irá transmitir o cargo a algum deles no próximo dia 14. As eleições ocorrem neste sábado (09), e três chapas concorrem ao pleito: Coritiba do Futuro, do mestre em direito Samir Namur, Novo Coritiba, do empresário Pedro de Castro, e Sangue Verde, do médico João Carlos Vialle.

Doc Coxa Belletti - Reprodução - Reprodução
Documento enviado a Bacellar pedia a demissão de Belletti
Imagem: Reprodução

A chapa Coritiba do Futuro abriu documentos enviados ao presidente Rogério Bacellar pelo então presidente do conselho deliberativo Samir Namur, nos quais criticava as contratações de Belletti, cobrava providências pelo Caso China e pedia reformulações no futebol profissional. Namur é apontado pelos concorrentes como candidato de situação, posição que é refutada pelo próprio, que se colocou como uma oposição atuante no conselho, através das cartas.

Já a Novo Coritiba foi buscar no ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade a voz para criticar a gestão Bacellar. Vilson foi derrotado por Bacellar nas eleições de 2014 e, ao manifestar apoio a Pedro de Castro, bateu na gestão de seu sucessor: “Estamos sangrando. É um momento tão difícil o que estamos passando”. Foi o primeiro posicionamento oficial do ex-presidente coxa-branca.

Vilson Andrade Coritiba - Chapa Novo Coritiba - Chapa Novo Coritiba
Ex-presidente Vilson Andrade antecedeu Rogério Bacellar
Imagem: Chapa Novo Coritiba

Por fim, a Sangue Verde optou por uma nota na sua homepage no Facebook, na qual relembrou que seu candidato, João Carlos Vialle, foi o diretor de futebol do clube na Série B 2007. “Vínhamos de um péssimo ano, no qual não conseguimos o acesso. Lutamos. Hoje estamos novamente em uma péssima situação. Independente de quem for eleito no próximo sábado, nós, torcedores, temos um sério compromisso com o Verdão em 2018: o de vestir o manto alviverde, ir ao Couto em todas as partidas, gritar, cantar e apoiar o time em cada minuto jogado e comemorar cada gol como se fosse o do título”, assinou Vialle.

Cerca de 6 mil sócios terão direito a voto no sábado. O UOL Esporte conversou com os três candidatos sobre os planos deles para o clube. As entrevistas das chapas Coritiba do Futuro, Novo Coritiba e Sangue Verde foram realizadas antes do rebaixamento e estão disponíveis nos links citados.