Topo

Novo tropeço e números apontam 'dependência' do Palmeiras de Felipe Melo

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

11/06/2018 04h00

Depois de abrir dois gols de vantagem, o Palmeiras permitiu a reação do lanterna Ceará e somou apenas um ponto com o empate por 2 a 2 deste domingo (10), no estádio Castelão, em Fortaleza. O desempenho abaixo do esperado serviu para comprovar, mais uma vez, a falta que a equipe sente de Felipe Melo na temporada. Neste fim de semana, ao cumprir suspensão por receber o terceiro cartão amarelo no torneio, ele não jogou e foi substituído por Jean.

Mas quando o volante está em campo, dificilmente o Palmeiras perdeu uma partida neste ano. Aliás, o aproveitamento do time com ele é de campeão. Neste Brasileiro, por exemplo, a equipe conquistou 70,8% dos pontos quando Felipe Melo atuou - foram cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Já sem o volante, o aproveitamento despenca para 11,1% (duas derrotas e um empate).

No Paulista os números também foram significativos. Quando Felipe Melo vestiu o manto alviverde, o time conquistou 79,4% dos pontos (dez vitórias, um empate e duas derrotas). Já sem ele o time ganhou 46,6% dos pontos disputados (duas vitórias, um empate e duas derrotas). Vale destacar, ainda, que uma dessas ausências foi justamente na decisão do campeonato, em que a equipe perdeu para o Corinthians em casa.

Nesta quarta-feira (13), no Allianz Parque, o Palmeiras deve contar com o retorno do volante. Depois de cumprir a suspensão, ele deve ser titular no jogo com o Flamengo, o último antes da pausa para a Copa do Mundo. Se por algum motivo Felipe Melo voltar a ser desfalque, uma das principais opções é Jean. Após se recuperar de lesão no joelho direito, ele está à disposição de Roger Machado. No domingo (10), o meio-campista suportou os 90 minutos.

"O Jean aguentou o jogo inteiro porque vinha treinando forte há mais de um mês. Passou por um período de dificuldades, uma longa recuperação que priva o jogador de estar longe do ambiente diário e isso o jogador sente. Eu imagino que o Jean está muito feliz pela sua atuação e iniciando uma partida podendo contribuir. Tivemos a saída do Danilo, o Tchê Tchê e ganhamos um reforço interno que deu uma boa resposta logo de cara", elogiou Roger Machado.

No geral, o Palmeiras é o sexto colocado no Brasileiro com 18 pontos (cinco triunfos, três empates e três derrotas - 54,5% de aproveitamento). A liderança é justamente do Flamengo, adversário desta quarta, com 26 pontos e 78,8% de aproveitamento dos pontos (oito vitórias, dois empates e uma derrota)