Topo

Bressan tem futuro indefinido após erros e "geladeira" no Grêmio

Zagueiro tem contrato até dezembro de 2019, mas não deve mais jogar pelo Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Zagueiro tem contrato até dezembro de 2019, mas não deve mais jogar pelo Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/11/2018 04h00

O futuro de Bressan está indefinido. Liberado dos treinos pelo Grêmio após jogo contra o River Plate, pela Libertadores, o zagueiro não tem prazo para voltar às atividades e fatalmente será assunto quando a diretoria pensar em 2019. O contrato até dezembro do ano que vem se impõe, mas também existe grande desgaste público e preocupação com o lado pessoal do jogador.

Aos 25 anos, Bressan foi para uma espécie de "geladeira" e não treinou desde a eliminação na semifinal. Expulso, o zagueiro se mostrou muito abalado emocionalmente e ganhou uns dias de folga para desopilar.

Sem ir ao CT Presidente Luiz Carvalho há quase uma semana, Bressan deve voltar a treinar nesta quarta-feira (6), mas não atuará nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O cenário visa preservar o zagueiro, alvo de duras críticas por parte da torcida e rotulado como vilão da queda para o River Plate, na semana passada.

Quando o assunto é 2019, a incerteza é grande. Mesmo com carência quantitativa de jogadores para zaga, o Grêmio tem alas internas que defendem a saída de Bressan. Sob argumento de 'fim de ciclo' e melhor cenário para ambos os lados, clube e jogador.

Ao longo de 2017, Bressan recebeu sondagens de clubes médios do Leste Europeu e preferiu ficar em Porto Alegre. Identificado com o Grêmio desde a infância, o zagueiro foi titular no segundo jogo da final da Libertadores de 2017contra o Lanús-ARG e atingiu o ápice da vida. À época, ele chegou a declarar que morreria feliz por ter conquistado o título continental.

Para o Grêmio, a rescisão de contrato é opção fora de cogitação. O rompimento causaria um trauma ainda maior e deixaria o zagueiro exposto. A permanência na Arena só seria viável em cenário de apoio total e irrestrito de Renato Gaúcho, treinador que bancou a permanência de Bressan no ano passado e também influenciou indiretamente na renovação recente.

O Grêmio volta aos treinos nesta terça-feira (6) à tarde. No domingo (11), recebe o Vasco em jogo da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.