Topo

Inter vê Leandro Damião valorizado e retoma conversa para renovar contrato

Damião comemora gol do Inter sobre o América-MG; clube quer renovar com ele - RICARDO BARCELLOS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Damião comemora gol do Inter sobre o América-MG; clube quer renovar com ele Imagem: RICARDO BARCELLOS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/12/2018 04h00

Sob a ótica do Internacional, o início de 2019 marca o estágio mais valorizado de Leandro Damião recentemente. Depois de oscilar nas passagens pelos últimos clubes, o centroavante se firmou no Colorado entre 2017 e 2018 e agora fica em alta e livre de qualquer vínculo. 

Decidido a renovar o contrato com o camisa 9, a direção do Inter tentou uma primeira investida em meados de agosto. Recuou após considerar alta a pedida do jogador entre luvas e salário. 

No entanto, a crença na permanência dele em Porto Alegre não mudou. Recuperado de uma série de lesões, principalmente do problema nas costas que o sacou de boa parte da temporada, o comandante de ataque fechou o ano com uma série de boas atuações. Ao todo, foram 32 partidas e 11 gols marcados em 2018, sendo sete deles nos últimos dez jogos do Campeonato Brasileiro, quando conseguiu recuperar-se totalmente. 

"A gente teve uma primeira conversa, mas agora vamos conversar de novo. Nossa ideia é manter nossos principais jogadores. Damião está ficando livre, não é uma situação tão simples, é um nome valorizado, mas vamos tentar que ele fique", disse o vice de futebol Roberto Melo. 

Segundo apurou o UOL Esporte, aproximadamente R$ 2 milhões em luvas é a marca que o Colorado precisará se aproximar para conquistar a permanência de seu centroavante. E ainda contar com uma adaptação salarial. 

Isso porque os vencimentos, considerados altos para o padrão do clube, até então eram divididos com o Santos, que detinha os direitos do atleta. Mas como ele ficará sem este contrato, todo valor passará para o Internacional em caso de renovação. 

Sob a ótica do Inter, é "mais barato" abrir a mão e renovar com Damião do que procurar um jogador de igual capacidade no mercado. Ainda que alguns nomes tenham sido estudados para a posição terminal no decorrer das últimas semanas, todos demandariam um investimento que o clube dificilmente conseguirá fazer agora. 

Ainda antes do fim do Brasileiro, a direção vermelha entrou em contato com o estafe de Damião para iniciar conversas mais diretas e ampliar o vínculo dele. O clube reconhece a valorização do jogador, que ainda teve sondagens de clubes da Arábia Saudita e da Turquia recentemente. 

Para os próximos dias, está agendada uma reunião com Vincícius Prates, empresário do atleta, com objetivo de alinhas as coisas.

Com 29 anos, Leandro Damião tem a concorrência de Jonatan Alvez no elenco. O uruguaio, porém, poderá até ser devolvido neste fim de ano ao Junior de Barranquilla, da Colômbia, dono de seus direitos. A partir de abril, Paolo Guerrero estará apto a atuar.