Inter projeta Guerrero em fevereiro e cria esperança para Libertadores

Do UOL, em Porto Alegre

  • Ricardo Duarte/Inter

    Guerrero em treino do Inter; jogador pode ser integrado ao clube em fevereiro

    Guerrero em treino do Inter; jogador pode ser integrado ao clube em fevereiro

O Internacional projeta ter Paolo Guerrero à disposição para treinar com o grupo a partir de fevereiro. Segundo o diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano, a punição que se estende até abril o autoriza a iniciar treinamentos no segundo mês do ano que vem, o que pode até credenciá-lo a participar da primeira fase da Libertadores. 

O Inter estreia na competição continental no início de março. O terceiro lugar garantido no Campeonato Brasileiro o coloca direto na fase de grupos. Os adversários serão conhecidos em sorteio. 

E a principal contratação para a temporada que vem já foi feita nesta, só que não estreou. Paolo Guerrero chegou com status de "novo ídolo", mas quando poderia fazer seu primeiro jogo viu cair a liminar que o autorizou a participar da última Copa do Mundo e até de alguns jogos pelo Flamengo apesar da punição por doping. 

Após uma série de derrotas nos tribunais, os advogados de Guerrero ainda acreditam na reversão do caso no mês que se inicia. Mas enquanto não há qualquer certeza, a crença de Caetano é que o peruano de 34 anos seja integrado em fevereiro, autorizado de forma legal. 

"Por conta da punição, em fevereiro ele pode iniciar os treinamentos no Inter. São 60 dias antes de findar a punição, que se extingue lá para abril. Ele vai pode estar à disposição na quinta rodada da fase de grupos (da Libertadores). Contamos com ele e um dos reforços que seria para 2018, mas será para 2019. Buscamos outras peças para melhorar cada vez mais o nosso elenco", disse o dirigente ao Sportv

Antes de poder jogar ou treinar oficialmente, Guerrero participará do Lance de Craque, amistoso beneficente promovido por D'Alessandro. O jogo ocorrerá em 16 de dezembro, no Beira-Rio. Será a primeira partida do peruano, já na condição de jogador do Inter, no estádio. 

Entenda o caso

Guerrero foi julgado e punido pela Fifa com um ano de afastamento por conta de um teste positivo de doping para substância benzoilecgonina, principal metabólico da cocaína e da folha de coca. O exame foi feito após a partida entre Peru e Argentina em Buenos Aires, válida pelas Eliminatórias para Copa do Mundo, disputada em outubro de 2017.

Em seguida, entrou com recurso por meio do Comitê de Apelações da entidade e reduziu a pena, em um primeiro momento, para seis meses. Em maio, porém, o caso foi à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que aplicou 14 meses de suspensão. Guerrero foi buscar seus direitos além do âmbito esportivo e conseguiu efeito suspensivo no Tribunal Federal Suíço no fim do mesmo mês.

Com a liberação provisória, atuou pelo Peru na Copa do Mundo e, desde o regresso do Mundial, jogou mais quatro partidas pelo Flamengo. Em seguida, foi contratado pelo Internacional e tinha estreia marcada para o jogo contra o Palmeiras. No entanto, viu cair a liminar que o liberava para atuar e voltou a estar proibido de qualquer atividade como profissional do futebol.

O vínculo de Guerrero esteve, desde então, suspenso. Sem pagar salários, como previsto no acordo, o Internacional ainda poderá ampliar o contrato do atleta em tempo correspondente ao período de afastamento.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos