Topo

Elenco principal do Athletico se reapresenta com caras novas e base mantida

Base campeã sul-americana foi mantida pelo Furacão - Divulgação/Twitter/AtléticoPR
Base campeã sul-americana foi mantida pelo Furacão Imagem: Divulgação/Twitter/AtléticoPR

Napoleão de Almeida

Do UOL, em São Paulo

14/01/2019 17h51

O elenco principal do Athletico-PR se representou no CT do Caju nesta segunda-feira (14), para o início da temporada 2019. O clube dividiu seus atletas em dois grupos, Principal e Aspirantes, que terão dois comandantes diferentes. 

Este elenco será dirigido por Tiago Nunes e irá disputar a Copa Libertadores, a Recopa, a Copa do Brasil, a Copa Suruga e o Brasileirão. Já os Aspirantes disputarão o Campeonato Paranaense e o Brasileiro de Aspirantes, no segundo semestre, comandados por Rafael Guanaes.

O Furacão manteve boa parte da base de 2018, campeã da Copa Sul-Americana. Com exceção feita ao atacante Pablo, negociado com o São Paulo, o meia Raphael Veiga, que retornou de empréstimo ao Palmeiras, ao atacante Marcinho, o goleiro Felipe Alves e ao meia Guilherme, que não tiveram o contrato renovado, o clube segurou os campeões para a disputa da Libertadores 2019, que começa em março. O meia Felipe Gedoz, que voltou de empréstimo do Goiás, não será utilizado e será colocado no mercado. 

Por ora, o Furacão confirmou apenas as chegadas do atacante Marco Rúben, ex-Rosario Central, e o meia Léo Cittadini, ex-Santos. O meia Tomás Andrade, ex-Atlético-MG e que pertence ao River Plate, ainda não foi confirmado oficialmente. O jogador já tinha tudo acertado com o Furacão e dependia apenas da liberação do River, que já iniciou a temporada sem contar com o atleta. Além deles, há a expectativa para a contratação de Marquinhos Gabriel, que pertence ao Corinthians.

O primeiro jogo do time principal do Athletico na temporada será contra o Tolima, da Colômbia, no dia 05 de março, fora de casa, já pela fase de grupos da Libertadores. O clube tenta marcar amistosos para condicionar a equipe. A Conmebol ainda não definiu as datas da Recopa Sul-Americana - que pode ser jogada em partida única - contra o River Plate. Anteriormente, os jogos seriam em 20 de fevereiro e 6 de março, o que já conflita com jogos de ambos na Libertadores.

Aspirantes encerram preparação para a estreia

Já o elenco de Aspirantes realizou neste final de semana o último jogo treino antes da estreia no Campeonato Paranaense, contra o Recreativo de Cascavel, em casa, no sábado (19), às 17h. O elenco comandado por Rafael Guanaes empatou em 0 a 0 com o Metropolitano-SC no segundo teste antes do estadual, em que defende o título. Antes, havia empatado com o Tubarão-SC em 1 a 1.

O time do Estadual contará com nomes como o atacante Bergson e com o zagueiro Zé Ivaldo, campeões da Copa Sul-Americana, os recém-contratados zagueiro Robson Bambu e atacante Gabriel Poveda, o meia Marquinho, ex-Fluminense e Anderson Plata, atacante que chegou do Santa Fé (COL) ainda em 2018. Além deles, os meias Matheus Anjos e João Pedro e o goleiro Léo, que estiveram emprestados para Guarani, Botafogo e Atlético-GO respectivamente, reforçam o time no Paranaense.