Topo

Odair monta variação tática contra retrancas e quer ampliar opções do Inter

Odair Hellmann quer dar mais opções ofensivas ao repertório de jogadas do Inter - Ricardo Duarte/Inter
Odair Hellmann quer dar mais opções ofensivas ao repertório de jogadas do Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2019 12h00

O Internacional jogou contra o Brasil de Pelotas de uma forma diferente. Ao contrário do que fez no ano passado ou até aqui na temporada, a equipe abriu mão do tripé de meio-campo e colocou D'Alessandro mais próximo do centroavante. Assim, promoveu a criação de mais chances de gol e poderia ter feito placar superior a 1 a 0. Segundo o técnico Odair Hellmann, trata-se de uma variação tática para abrir as defesas fechadas dos adversários, e a meta é dar mais opções à sua equipe.

"No ano passado tivemos um tripé muito agressivo e competitivo por dentro. Mordendo, com marcação forte, fechando espaço. Era muito difícil criar algum perigo contra nós. Para fazer um gol no Inter, os times precisavam criar muito, e não criavam. Isso está desenhado, está no DNA do time. Estou buscando variações. Se tiver que retornar, está no DNA, desenhado. Mas precisamos evoluir", disse o treinador. 

O Colorado entrou em campo no 4-2-3-1, segurando Edenílson como um dos volantes ao lado de Rodrigo Dourado. D'Alessandro, por sua vez, foi adiantado junto com Nico López e Neilton, se aproximando mais do centroavante Tréllez. Centralizado, o argentino foi responsável por criar a maior das oportunidades do time vermelho, que desperdiçou bastante até vencer o jogo pelo placar mínimo. 

"Hoje usamos uma variação para este tipo de jogo. Contra adversários com as linhas mais baixas. As estratégias de jogo são fundamentais, a Copa do Mundo nos mostrou isso. Independente do número (formação), conceito é conceito, o que o time faz com e sem a bola. Queremos é consolidar uma variação. Temos o DNA do ano passado bem consolidado, queremos agora é fazer isso dentro do campo de jogo de uma forma diferente. Para ali na frente, estrategicamente, definir qual sistema vamos utilizar dependendo do jogo", acrescentou. 

Em 2018, uma das principais cobranças sobre o Internacional era pela incapacidade de enfrentar times muito fechados e assumir o comando do jogo em determinadas situações. 

Os jogadores retomam os trabalhos na tarde desta terça e no domingo enfrentam o Juventude pelo Campeonato Gaúcho.