Topo

Atleta do Flamengo que teve 30% do corpo queimado passa por broncoscopia

Do UOL, em São Paulo

09/02/2019 13h07

O jovem Jhonata Ventura, de 16 anos, um dos sobreviventes do incêndio que atingiu o alojamento do centro de treinamento do Flamengo, passou por uma broncoscopia, exame que serve para avaliar as vias aéreas, neste sábado (9), segundo boletim da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ele apresentou lesões nas vias aéreas.

Leia também

Ele segue internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, e apresenta queimaduras de 2° e 3°graus em 30% do corpo, além de ter inalado muita fumaça. Segundo o hospital, Jhonata chegou ao local com quadro considerado gravíssimo.

O Flamengo também emitiu um comunicado dizendo que o jogador está sedado. "O atleta Jhonata Ventura segue internado no hospital municipal Pedro II, em estado grave. Ele passou as últimas 24 horas sem intercorrências e alterações laboratoriais significativas. Jhonata está estável hemodinamicamente e sedado, com melhora dos parâmetros respiratórios, e permanece no CTI. Os médicos do Flamengo, Drs. Luiz Baldi e Gustavo Dutra, acompanham a situação de Jhonata, que está sob os cuidados da equipe especializada do Centro de Tratamentos de Queimados".

Veja o boletim da secretária Municipal de Saúde na íntegra

A Secretária Municipal de Saúde informa que Jonatha Cruz Ventura, vítima do incêndio no Centro de Treinamento do Clube de Regatas do Flamengo, segue internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, referência para o tratamento de pacientes queimados. Na manhã de hoje, o paciente foi submetido a broncoscopia, evidenciando lesões de vias aéreas, banho e curativos.

Jonathan apresenta queimaduras de 2° e 3° graus em 30% da superfície corporal, além de ter inalado muita fumaça, e chegou ao Lourenço Jorge com quadro considerado gravíssimo. O adolescente de 15 anos foi operado e acompanhado por equipe multidisciplinar que contou com cirurgião geral, clínico e médico anestesiologista. Em seguida foi levado para o Pedro II em ambulância UTI do Corpo de Bombeiros, transferência articulada pela Central Municipal de Regulação.

No CTQ,  a vítima, assim como todos os pacientes do setor, é monitorada por cirurgião plástico, clínico, anestesiologista e médico intensivista - plantão 24h. O CTQ conta ainda com três enfermeiros e 10 técnicos.

Outros dois feridos

Os outros dois atletas feridos, Cauan Emanuel (15 anos) e Francisco Dyogo (15 anos), seguem em situação estável. Em comunicado, o Flamengo comunica que os dois não tiveram complicações e permanecem com o tratamento iniciado na última sexta-feira. 

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que os atletas Cauan Emanuel e Francisco Dyogo seguem em situação estável no Hospital Vitória. Os meninos passaram a noite desta sexta-feira (8) sem complicações e se alimentam normalmente por via oral. Os dois atletas permanecem em tratamento no CTI, recebendo antibióticos venosos e suporte por máscara de oxigênio. O chefe do Departamento Médico do Flamengo, Dr. Márcio Tannure, e o clínico cardiologista do Vitória, responsável pela internação dos atletas, Dr. Fernando Bassan, acompanham a evolução do quadro", diz o comunicado.

Tragédia do CT do Flamengo: saiba quem são as vítimas

UOL Esporte

O incêndio atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. As vítimas estavam dormindo no momento do incêndio, o que teria contribuído para a tragédia. Os bombeiros foram acionados às 5h17 e os feridos foram levados, primeiramente, para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O local passou por reformas recentemente, com a inauguração de um novo módulo para os profissionais em novembro de 2018. Era previsto, inclusive, que a ala atingida pelo incêndio fosse demolida após a inauguração do novo espaço.

A semifinal da Taça Guanabara, entre Flamengo e Fluminense, marcada para este sábado (9), às 19h, no Maracanã, foi adiada.

Local do incêndio no CT do Flamengo - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Local atingido pelo incêndio (em vermelho) ficava logo após a entrada do CT (abaixo), à esquerda. Campos utilizados pelos jogadores ficavam em outra área do local (acima)
Imagem: Reprodução/Google