Topo

Paulista - 2019

Quem são os favoritos nas semifinais do Paulistão? Blogueiros opinam

Do UOL, em Santos (SP)

29/03/2019 04h00

Os quatro grandes de São Paulo começam, a partir de amanhã, a definir quem serão os finalistas do Campeonato Paulista de 2019. O Palmeiras encara o Tricolor em uma das semifinais; na outra, duelam Santos e Corinthians. Existe algum favorito? Para responder essa pergunta, convocamos os blogueiros do UOL Esporte para opinar, e o resultado você confere acima (em vídeo) e abaixo (em texto):

ANDRÉ ROCHA

Corinthians pelas respostas positivas até aqui em grandes jogos, inclusive contra o Santos. E se o time de Jorge Sampaoli voltar a tentar jogar com a bola tende a deixar novamente a equipe de Fabio Carille confortável para jogar em rápidas transições ofensivas.

Palmeiras pelo elenco mais robusto e experiente contra um São Paulo jovem e instável como time e também na gestão do futebol. A esperança, porém, é que tenhamos partidas mais interessantes que o clássico constrangedor com vitória alviverde por 1 a 0 na fase de grupos.

JUCA KFOURI

Vamos deixar uma coisa bem clara. O Palmeiras não é favorito apenas na semifinal do Paulistinha. O Palmeiras é e será favorito em todo e qualquer torneio que dispute nesse momento no Brasil. Se vai ganhar e vai fazer prevalecer esse favoritismo, são outros 500. Mas o Palmeiras é favorito contra o São Paulo e também na final, contra Santos ou Corinthians. Nessa semifinal, eu não vejo que haja um favoritismo, mas, pela campanha melhor e pelo futebol melhor, o Santos, também por jogar o segundo jogo com o mando, tem alguma vantagem. Pequena, não chega a ser favoritismo. Mas o Palmeiras, sim, é favoritaço.

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, momentos antes do início da partida entre Palmeiras e Melgar, pela Libertadores - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

JULIO GOMES

Vejo o Palmeiras como favorito contra o São Paulo. Time formado e bom, já campeão brasileiro, contra um time em formação, sem experiência e com o peso de ganhar clássico algum. O São Paulo é a quarta força. Não quer dizer que não possa ser campeão, mas seria surpreendente. Santos x Corinthians foi um jogão na primeira fase, não vejo favoritos. São dois times que alternaram muito o desempenho até agora, não dá para prever nada.

MAURO BETING

Nas quartas, eu achei que os quatro passariam, e achava que o Corinthians teria menos dificuldades, porque vinha em viés de alta, e o São Paulo é quem teria mais dificuldades. E foi justo o São Paulo é quem venceu os dois jogos. E foi justo o Corinthians que só passou nos pênaltis. Imaginava um jogo difícil para o Palmeiras no Pacaembu e o Verdão meteu 5 a 0. Imaginava que o Santos teria muitas dificuldades pela qualidade do Red Bull, venceu bem no Pacaembu, empatou em Campinas e quase venceu o ótimo time do Red Bull duas vezes.

Ou seja: não tenho nenhuma credibilidade para palpitar entre Palmeiras x São Paulo e Santos x Corinthians. Mas dá para dizer - sempre lembrando que no futebol, ainda mais entre colossos, não existe zebra, mas existe favorito - que o Palmeiras é, sim, favorito contra o São Paulo. Pelo time, pelo elenco, pela estabilidade, pelo entrosamento e por tudo que não tem acontecido do São Paulo principalmente quando decide ou joga no Allianz Parque. Ligeiro favoritismo para o Palmeiras e já vou ser bastante ousado. Como normalmente o 'Muro Beting' é em relação a Corinthians e Santos: vai para os pênaltis. É isso. E aí não sei quem passa. Cássio e Vanderlei... Não sei.

Vagner Mancini, durante partida entre São Paulo e São Caetano - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

MAURO CEZAR

Santos, tem campanha melhor, joga melhor futebol no momento e decidirá em casa. Mas é bem equilibrado o confronto, como vimos no recente encontro entre os dois em Itaquera.

Palmeiras, não pelo conjunto, mas devido à qualidade técnica superior de seu elenco. São Paulo precisa vencer em casa para deixar o rival desconfortável na volta, obrigado a sair para o jogo contra uma equipe que prefere esperar em seu campo.

MENON

São quatro grandes, duas semifinais e um favorito: o Palmeiras, um time já estruturado, com elenco muito forte, muitas opções, e vai enfrentar o São Paulo, um time de garotos que está se formando agora. A única chance do São Paulo é ter um ótimo resultado no primeiro jogo. Se isso não acontecer, o Palmeiras garante a vaga.

O segundo confronto é perigoso para os dois. O Santos tem um estilo de posse de bola que o Corinthians não se deu bem contra a Ferroviária, e o Santos é muito mais agressivo que a Ferroviária. Por outro lado, o Santos, ao atacar, deixa muito espaço, levou de cinco já em jogo do Campeonato Paulista. E o Corinthians é perigosíssimo com Gustagol e com Clayson, que está jogando muito bem. Então será um jogo muito aberto que não tem favorito.

Sampaoli, durante a partida entre Santos e Red Bull Brasil - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

PERRONE

O Palmeiras é favorito porque tem um time mais pronto e uma quantidade maior de talentos individuais com capacidade de desiquilibrar. Mas não será fácil. O São Paulo melhorou muito com uma formação rejuvenescida, leve e rápida.

Pequeno favoritismo para os santistas apenas porque os corintianos caíram de rendimento nas quartas de final. Até então, estava tudo igual. Se der para o Santos os espaços que deu para a Ferroviária, o time de Carille pedirá para ser engolido. Não dá para esquecer que no confronto pela primeira fase o alvinegro da capital encaixou uma marcação sufocante no rival em determinados momentos. Também não se pode esquecer que o Corinthians nas mãos de seu atual técnico voltou a ser sinônimo de superação.

PVC

Se a gente pensar que o São Paulo foi o único clube dos quatro classificados que ganhou os dois jogos, você vai entender que o mundo dá umas voltas malucas. O São Paulo foi o melhor time das quartas de final, e o pior na fase de classificação. Então isso dá noção de como é imprevisível o campeonato. Também é imprevisível se falar assim: deu a lógica, classificaram os quatro grandes. Mas, nesse século, só em 2009, 2011, 2015, 2018 e 2019. De 19 campeonatos, cinco vezes classificaram os quatro grandes. Então não deu a lógica, deu diferente.

Eu não vou ficar em cima do muro. Eu acho que o Palmeiras é o favorito para o título e que o Santos é favorito para ganhar do Corinthians. E aí final Palmeiras e Santos. Mas eu não posso ser arrogante e dizer que isso aqui é verdade definitiva. O futebol brasileiro não é um futebol em que o dinheiro prevalece. E como não tem nenhum time com ideia, com sequência, time montado, organizado, com ideia de jogo, modelo definido, sempre as surpresas são mais possíveis. É por isso que o São Paulo, que começou tão mal, pode até ser campeão. Pode ser, eu não duvido. Agora, se você quer um palpite, o Palmeiras ganha do São Paulo e o Santos ganha do Corinthians. Isso é palpite. A realidade a gente vai saber nas próximas duas semanas.

Fábio Carille, técnico do Corinthians, em duelo contra o Racing - REUTERS/Agustin Marcarian - REUTERS/Agustin Marcarian
Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian