Topo

Corinthians

O que muda na defesa do Corinthians com a saída de Manoel

Substituto do lesionado Manoel, zagueiro Marllon deve ser titular pela sétima vez em 2019 - Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo
Substituto do lesionado Manoel, zagueiro Marllon deve ser titular pela sétima vez em 2019 Imagem: Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 12h00

O Corinthians enfrenta o Ceará hoje à noite com o zagueiro Marllon de titular. A mudança só acontece porque Manoel ainda sente dores no ombro esquerdo e por isso desfalca o time no duelo da terceira fase da Copa do Brasil, na Arena. A troca de zagueiros se dá por emergência, mas a defesa alvinegra ganha em altura e em velocidade.

Marllon tem 1,86m de altura, sendo cinco centímetros mais alto do que Manoel, mas a diferença não se traduz automaticamente em ganho nas jogadas de bola aérea. Para Carille, o titular leva vantagem no jogo por cima e é muito útil inclusive no ataque, não à toa tendo dois gols marcados de cabeça na temporada. Já o reserva ganhou atenção especial da comissão técnica e fez treinos específicos de tempo de bola e rebatida nesta semana.

Outra dificuldade hoje à noite pode ser o entrosamento, visto que Marllon e Henrique só atuaram juntos duas vezes em 2019, contra São Caetano e Ituano. Mesmo assim o reserva inspira confiança porque não comprometeu nas seis vezes em que foi titular neste ano; pelo contrário: foi quase sempre seguro, o que faz muitos o pedirem no time principal.

Marllon tem boa mobilidade e aguenta perseguir os atacantes por mais tempo e com mais ímpeto do que Manoel. Desta forma a mudança deixa a defesa corintiana com um zagueiro mais combatente e outro mais de sobra, o que em tese pode solucionar o problema da velocidade na zaga.

Fábio Carille testou uma série de duplas de zaga no começo de 2019 e concluiu, ainda em fevereiro, que Manoel e Henrique atendem melhor às suas expectativas. Os dois convivem com duras críticas de parte da torcida, mas ainda assim o setor defensivo tem melhorado na base da insistência do treinador. Hoje, Marllon tem nova chance de acirrar essa disputa.

É a única mudança promovida por Carille em relação ao time que venceu o Santos no domingo passado (31). No mais, a formação que defende a vantagem de 3 a 1 conquistada no duelo de ida é toda de titulares, de Cássio a Gustagol. O Corinthians pode até perder por um gol de diferença que ainda assim avança à quarta fase, mas a decisão vai aos pênaltis caso o Ceará vença por dois gols - não há critério de gol qualificado fora de casa.

"Temos vantagem boa, mas não dá para relaxar", avisa Ralf

Jogo Aberto

Ficha Técnica

Corinthians x Ceará

Data: 3 de abril de 2019, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)

Corinthians: Cássio; Fagner, Marllon, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza; Clayson, Vagner Love e Gustavo. Técnico: Fábio Carille.

Ceará: Richard; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e Thiago Carleto; Fabinho, Juninho, Ricardinho e Felipe Baxola; Leandro Carvalho e Ricardo Bueno (Roger). Técnico: Lisca.

Corinthians