Topo

Ex-apagador de incêndio, Romero busca 1ª taça como titular do Cruzeiro

Yuri Edmundo/EFE
Imagem: Yuri Edmundo/EFE

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

18/04/2019 04h00

Contratado em fevereiro de 2016 pelo Cruzeiro, o volante Lucas Romero nunca esteve tão em alta no clube. Não só por estar praticando um futebol convincente, algo que já costumava fazer. Mas por ter conseguido se firmar no time titular atuando no meio-campo, posição que nunca escondeu ser sua preferida. Nesses três anos, o argentino virou o amuleto de Mano Menezes no banco de reservas, com boas participações em três títulos da Raposa. Agora ele vai em busca da quarta taça, desta vez como protagonista entre os onze prediletos do treinador.

Considerando que Henrique sempre foi o titular absoluto no meio-campo, o capitão do Cruzeiro já teve vários companheiros. Primeiro foi Ariel Cabral, formando uma dupla quase intocável. No ano seguinte, foi a vez de Hudson chegar para aumentar a concorrência. Em 2018, Lucas Silva atuou na maior parte da temporada, enquanto Cabral recuperou seu posto no final do ano. Em todos esses momentos, Romero era mais lembrado como reserva de luxo para a lateral direita, que já andou bastante carente. Disciplinado, deixava claro qual era seu verdadeiro desejo, mas se colocava à disposição para ajudar e correspondia mesmo quando improvisado.

Para se ter uma ideia, o jogador atuou por 42 vezes no ano passado, 30 delas pelos lados do campo. Tamanha participação rendeu ao jogador o status de reserva de luxo, ou amuleto de Mano Menezes. Também no ano passado, Mano ficou sem Egídio na final da Copa do Brasil contra o Corinthians, mas não pensou duas vezes e escalou Romero também no lado esquerdo. Além do bicampeonato da copa em 2017/2018, o argentino também já levantou o estadual de 2018. Como já dito, todos na condição de reserva, fato que torna ainda mais especial um eventual título mineiro no próximo final de semana.

Volante já igualou gringo da Tríplice Coroa

Com 137 jogos com a camisa do Cruzeiro, Lucas Romero tem tudo para estar em campo novamente neste sábado e superar outro gringo que fez história no clube. Se entrar em campo contra o Atlético-MG, o argentino vai ultrapassar o chileno Maldonado, campeão da Tríplice Coroa, e se tornar o quarto estrangeiro com mais serviços prestados à equipe estrelada. Se continuar sendo utilizado com frequência por Mano, Romero ainda pode terminar 2019 no topo desta lista, encabeçada por Arrascaeta (188 partidas), e seguido por Ariel Cabral (153 jogos) e Perfumo (141 jogos).

"Para mim é um orgulho muito grande, fico muito feliz de entrar nessa grande história desse grande clube que é o Cruzeiro, de vestir tantas vezes essa camisa. É sempre bom vestir essa camisa, sempre fico feliz, e tomara que siga quebrando recordes aqui. O Perfumo eu conheço mais um pouco porque é Argentino, é um emblema lá no nosso país, um grande jogador sempre lembrado pelas suas proezas. Com muito respeito espero ultrapassá-lo em breve", disse o volante.