Topo

Como Messi ajudou a financiar campinho na Bahia ao lado de Carlinhos Brown

Quadra na comunidade Candeal era de terra batida até reforma entregue em julho de 2015 - Gabriel Carneiro/UOL
Quadra na comunidade Candeal era de terra batida até reforma entregue em julho de 2015 Imagem: Gabriel Carneiro/UOL

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

14/06/2019 12h00

Classificação e Jogos

O bairro Candeal, em Salvador, ganhou há quatro anos uma valiosa opção de entretenimento para seus moradores: uma quadra de futebol de grama sintética. Foi o primeiro local público do tipo na capital da Bahia e é batizado de Arena Candeal Cosme Dantas by Messi.

Mas se a principal estrela da seleção argentina jamais atuou profissionalmente na Bahia, como o UOL Esporte mostrou em reportagem recente, como seu nome batiza um campinho de futebol de várzea na periferia de Salvador? A explicação é simples, ainda que passe até pelo músico Carlinhos Brown.

VEJA TAMBÉM

Em 2015, uma ação da Pracatum, associação dirigida por Brown no Candeal, decidiu reformar a quadra para uso dos meninos e meninas do bairro e buscou parcerias financeiras. Um dos grupos que integrou a ação conjunta foi a Social Team, associada à Fundación Leo Messi, presidida pelo jogador Os fundos arrecadados pelas duas entidades em parceria com a Prefeitura de Salvador e uma empresa de gramados esportivos serviram para concluir a reforma do local, reinaugurado em julho daquele ano.

Pracatum - Gabriel Carneiro/UOL - Gabriel Carneiro/UOL
Associação comandada por Carlinhos Brown é ponto de encontro da comunidade
Imagem: Gabriel Carneiro/UOL

Hoje, além da opção de entretenimento 24h por dia e projetos sociais, a quadra by Messi do Candeal ainda recebe os treinos de uma escolinha de futebol. Há fotos espalhadas de quatro jogadores que passaram pela "Escolinha Mulecada" antes de iniciar a carreira em clubes: Lucas Ribeiro (Hoffenhein-ALE, já convocado para a seleção brasileira sub-20), Moisés Ribeiro (Chapecoense), Vitor Silva (Fluminense) e Eduardo Pinto (Palmeiras).

Inclusive, durante a visita da reportagem do UOL à comunidade do Candeal rolava um treino coletivo em que os meninos e meninas entre 13 e 17 anos eram muito cobrados por seu treinador e observados por cerca de 20 curiosos.

Arena Candeal - Gabriel Carneiro/UOL - Gabriel Carneiro/UOL
Fotos de Eduardo, Lucas Ribeiro, Moisés Ribeiro e Vitor Silva são exibidas aos jovens sonhadores durante os treinos
Imagem: Gabriel Carneiro/UOL

Messi não foi um deles. Ele está em Salvador desde a noite do último domingo para começar a disputa da Copa América, mas a rotina da seleção argentina é bem restrita e envolve pouco contato com torcedores. A equipe treinou no estádio do Barradão quatro dias, sendo três deles com 15 minutos abertos à imprensa e um dia completamente fechado - nenhum deles com presença de torcedores. Ainda há um treino hoje, na Arena Fonte Nova, palco da estreia contra a Colômbia, sábado, às 19h.