Topo

Militão, Paulão "desmaio" e Gustavo Nery: as apresentações que deram errado

Eder Militão passa mal durante coletiva de apresentação no Real Madrid - JUAN MEDINA/REUTERS
Eder Militão passa mal durante coletiva de apresentação no Real Madrid Imagem: JUAN MEDINA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

10/07/2019 17h00

A apresentação em um clube é um momento de pura felicidade para um jogador profissional, ainda mais se for em um gigante como o Real Madrid. O brasileiro Éder Militão chegou ontem (10) ao clube espanhol e, de tão emocionado, sentiu tontura e abandonou a entrevista coletiva.

O caso do ex-São Paulo lembra que nem sempre as apresentações fluem perfeitamente. Ao longo da história, jogadores, dirigentes e técnicos passaram por momentos complicados logo na primeira aparição pública em um novo clube.

O UOL Esporte listou alguns casos que ficaram marcados na história do futebol:

Éder Militão

O defensor Eder Militão sentiu tontura durante a entrevista de apresentação no Real Madrid e precisou deixar a sala de imprensa. O atleta passou mal logo após uma pergunta sobre a possibilidade de jogar ao lado de Neymar no clube. Antes de passar mal, o brasileiro já tinha sido submetido a exames médicos protocolares e havia sido apresentado aos torcedores no estádio Santiago Bernabéu.

Paulão "desmaio"

Paulão "desmaio"  - Moacyr Lopes Junior/Folhapress - Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress
O São Paulo também teve um momento constrangedor. Sem comer há dez horas, o jogador Paulão desmaiou enquanto dava a entrevista coletiva de apresentação. Por sorte, não passou de um susto. No mesmo dia, o reforço riu do ocorrido.

O caso rendeu ao atleta o curioso apelido de "Paulão desmaio".

Gustavo Nery

Gustavo Nery  - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress
Nenhum erro é mais clássico que o do nome do time. E ninguém vacilou com tanta maestria quanto o ex-lateral Gustavo Nery. Quando chegou ao Corinthians, em 2005, ele se disse feliz por atuar pelo "Corinthians Futebol Clube". Ato falho? Anos depois, quando fechou com o Inter, ele repetiu a gafe e disse que estava contente por jogar no Grêmio.

Gustavo Nery, é claro, não foi o único. Amoroso citou a "Sociedade Esportiva Corinthians" ao chegar no Parque São Jorge.

Waldemar?

Em 2003, o Flamengo dispensou Oswaldo de Oliveira e, em crise, decidiu efetivar o irmão dele, Waldemar Lemos, que era o auxiliar. Já na coletiva em que fez o anúncio, a diretoria sentiu como seria a recepção da torcida, que demorou apenas alguns segundos para pedir a cabeça do novo comandante rubro-negro.

Renato Gaúcho no São Paulo?

renato gaúcho  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Em 1997, o São Paulo abriu o salão nobre no Morumbi para receber Renato Gaúcho, que se apresentou à imprensa, falou sobre o novo clube e posou com a camisa. Só que não a vestiu. Ele dizia que queria assinar contrato somente depois de fazer os exames médicos.

Na verdade, o atacante tinha a intenção provocar o Fluminense, seu time da época, que lhe devia salários. Ameaçado de perder o craque, o clube carioca colocou a mão no bolso, pagou as dívidas e levou Renato de volta ao Rio, deixando o mico da "apresentação" nas mãos do São Paulo.

Seedorf

Seedorf  - Otavio de Souza/Agif - Otavio de Souza/Agif
Imagem: Otavio de Souza/Agif
Seedorf chegou ao Botafogo em 2012 como grande astro, mas foi criticado pela comparação inusitada que fez na apresentação: "Em 2004, a Grécia ganhou a Eurocopa. Por que o Botafogo não pode ganhar o Campeonato Brasileiro?"

Jefferson

Jefferson  - EFE/EPA/MIGUEL A. LOPES - EFE/EPA/MIGUEL A. LOPES
Imagem: EFE/EPA/MIGUEL A. LOPES

Lateral esquerdo com passagem pouco marcante pelo Palmeiras, Jefferson chegou ao Sporting de Portugal em 2013 e, ao que parece, não estava passando bem do estômago. Enquanto era apresentado aos jornalistas por um dirigente, ele tentou se aliviar soltando um pum, mas a flatulência veio mais forte que o calculado, provocando um barulho constrangedor.