Topo

Tite mira R. Caio, dupla do Athletico e volante do Inter para seleção

Bruno Guimarães e Léo Pereira são nomes que estão na mira da seleção brasileira - Gabriel Machado/Agif
Bruno Guimarães e Léo Pereira são nomes que estão na mira da seleção brasileira Imagem: Gabriel Machado/Agif

Bruno Grossi, Marinho Saldanha e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

25/07/2019 04h00

A comissão técnica de Tite vai fazer uma força-tarefa para observar possíveis apostas para a seleção brasileira. Eles vão acompanhar sete partidas nas próximas semanas e cinco nomes estão em destaque: Rodrigo Caio, do Flamengo, Léo Pereira e Bruno Guimarães, do Athletico Paranaense, Edenilson, do Internacional, e Pedro, do Fluminense.

Esse movimento marca o início de uma nova fase da seleção. Tite prometia uma renovação mais intensa depois da Copa América e agora quer encontrar novos nomes. Também representa o início da trajetória de Juninho Paulista como coordenador de seleções - o substituto de Edu Gaspar vai assistir ao jogo entre Flamengo e Emelec na próxima quarta-feira, no Maracanã, ao lado de Tite.

As principais novidades dessa lista de observação estão no Athletico, que vem de boas campanhas sob o comando de Tiago Nunes. Léo Pereira (23 anos) e Bruno Guimarães (21 anos) são destaques jovens do Furacão e atuam em posições que devem ficar "desfalcadas" nessa renovação. Os zagueiros Miranda e Thiago Silva e o volante Fernandinho são alguns dos veteranos que podem perder espaço no ciclo da Copa do Mundo de 2022.

Rodrigo Caio é um xodó antigo de Tite. O zagueiro, quando ainda atuava pelo São Paulo, foi convocado para amistosos e para rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Ele acabou fora da concorrência para ir ao Mundial da Rússia por ter sofrido uma lesão no ano passado. Com bom início no Flamengo, é o mais bem cotado para ganhar uma chance.

Quem também já tinha sido convocado por Tite é Pedro. O centroavante do Fluminense era artilheiro do Brasileirão de 2018 e foi chamado para os primeiros amistosos após a Copa, mas também sofreu uma lesão e precisou ser cortado.

Edenilson - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Edenilson trabalhou com Tite entre 2011 e 2013 no Corinthians e tem 29 anos
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Embora seja uma novidade em termos de seleção, Edenilson é velho conhecido de Tite. O volante trabalhou com o técnico no Corinthians e vive grande fase no Inter.

Outros jogadores serão observados, mas que já tiveram os nomes comentados pela comissão técnica em outra ocasiões. São os casos de Weverton e Dudu, do Palmeiras, e Dedé, do Cruzeiro.