Topo

Brasileirão - 2019

Bruno Henrique brilha, Diego Alves pega pênaltis, e Flamengo goleia o Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/08/2019 20h56

Convocado para a seleção brasileira ontem (16) e destaque do Clássico dos Milhões hoje (17). Em alta, Bruno Henrique fez um belo gol na goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre o Vasco, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro - Gabigol, duas vezes, e Arrascaeta também marcaram, e Castan fez o de honra do Cruzmaltino. Com o triunfo, o rubro-negro chegou aos 30 pontos e passou, momentaneamente, o Palmeiras, alcançando a segunda colocação, dois pontos atrás do Santos.

Quem também brilhou foi o goleiro Diego Alves, que defendeu dois pênaltis - os dois no segundo tempo, assinalados com o auxílio do VAR. Um foi cobrado por Pikachu, e o outro por Bruno César.

Com o revés, o Vasco permanece com 17 pontos, na 15ª colocação, mas sem chance de perder posição nesta rodada. O Fluminense, 16º colocado, só pode chegar a 15 pontos.

Na próxima rodada, o time cruzmaltino recebe o São Paulo em São Januário. O Flamengo, por sua vez, visita o Ceará.

Titular após "novela"

Talles Magno foi titular no clássico depois de ser o pivô de uma polêmica entre Vasco e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Convocado para dois amistosos com a seleção brasileira sub-17, o jovem não foi liberado pelo Cruzmaltino. A CBF, por sua vez, também não o dispensou. O clube conseguiu a liberação do jogador apenas na manhã de hoje.

Em campo, o jovem fez boas jogadas e conseguiu dar movimentação ao setor ofensivo da equipe comandada por Luxemburgo.

Pikachu erra pênalti, mas vai bem

O Vasco conseguiu levar perigo pelo lado direito, quase sempre com a contribuição de Pikachu, que, com os desfalques, voltou a ser utilizado como ponta. Em lance individual, ele chegou a acertar o travessão do gol defendido por Diego Alves. No segundo tempo, perdeu pênalti, mas, logo depois, acabou cobrando escanteio que gerou o único gol cruzmaltino.

Convocado, Bruno Henrique se destaca

O atacante Bruno Henrique, convocado para a seleção brasileira, foi um dos destaques do Flamengo no jogo. O jogador conseguiu levar mobilidade ao setor, marcou um belo gol e ainda sofreu o pênalti que acarretou o quarto gol rubro-negro. Barba, cabelo e bigode!

Marquinho não cumpre função no Vasco

Jogando como o homem mais centralizado do ataque, apareceu pouco e não conseguiu ajudar. Quando buscou auxiliar o sistema defensivo, se atrapalhou dentro da pequena área e, por pouco, não começou uma jogada que terminou em gol do Flamengo.

Pablo Marí tem dificuldades contra vascaínos

O zagueiro espanhol Pablo Marí teve alguns erros de posicionamento que, por pouco, não foram cruciais. O defensor deu espaço, e foi pelo setor esquerdo da defesa que Raul e Pikachu quase conseguiram abrir o placar para o Vasco.

Desorganização, Vasco dá espaço

O técnico Vanderlei Luxemburgo optou por montar um time mais compacto na marcação, no aguardo do Flamengo, para sair em velocidade. Em certo momento do primeiro tempo, a estratégia deu certo, e o Vasco foi superior por uns minutos, mas, aos poucos, a falta de criatividade do meio de campo ficou evidente.

Além disso, mesmo "atrás da linha da bola", o time de São Januário não conseguiu encaixar uma marcação que anulasse os pontos fortes do Rubro-Negro, que trocava passes com facilidade.

Após o segundo gol do Flamengo, o que se viu foi um Vasco assustado e desorganizado em campo, tendo de ficar correndo atrás da bola.

Ataque do Flamengo brilha, mas defesa assusta

Jesus optou pela manutenção de Gerson na direita, deixando Everton Ribeiro como reserva. O sistema ofensivo funcionou com a movimentação dele com Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, principalmente pelo fato de o Vasco não ser um time de "mordida" na marcação. No segundo tempo, o modo de atuar fez o Vasco ficar acuado.

Do outro lado do campo, porém, a defesa voltou a mostrar falhas de marcação, principalmente em jogadas mais velozes. No primeiro tempo, o lado esquerdo sofreu com as investidas do adversário. Na saída de bola, algumas falhas puderam ser apontadas também.

Cronologia do jogo

O clássico começou "picotado", com os times presos entre as intermediárias por conta dos erros de passes e as faltas cometidas pelos dois lados. Enquanto o Flamengo buscava marcar pressão e dificultar a saída de bola do Vasco, o Cruzmaltino apostava nos avanços em velocidade pelas pontas.

Com os times mais "assentados", a equipe de São Januário teve um momento melhor no jogo e criou duas chances claras de abrir o placar: uma com Raul, que Diego Alves defendeu, e outra com Pikachu, que carimbou o travessão.

Aos poucos, o equilíbrio voltou ao duelo, e o Flamengo passou a criar dificuldades ao adversário. Quando o primeiro tempo caminhava para o fim, Bruno Henrique, convocado por Tite para os amistosos da seleção brasileira, tabelou com Arrascaeta e bateu colocado, fazendo o primeiro gol da partida.

O mesmo Bruno Henrique, logo no começo do segundo tempo, iniciou jogada que terminou em gol de Gabigol.

Pênalti defendido e... Gol!

Em jogada pela direita, Tiago Reis cruzou, e a bola pegou no braço de Thuler. Após análise no VAR, o pênalti foi marcado. Pikachu foi para a cobrança, e Diego Alves defendeu. Na cobrança de escanteio, porém, enquanto a torcida rubro-negra ainda celebrava a defesa, Castan subiu mais alto que a defesa e fez para o Vasco.

Nada de reação

Com o gol, o Vasco tentou voltar para o jogo, mas o objetivo foi rapidamente frustrado. Pouco depois, a zaga falhou, e Bruno Henrique cabeceou, obrigado Fernando Miguel a fazer boa defesa. No rebote, Gabigol deixou o dele. Foram três gols em 16 minutos!

Pênalti para um lado e pênalti para o outro

O Vasco teve outro pênalti assinalado com o auxílio do VAR. Desta vez, quem foi para a cobrança foi Bruno César, mas o resultado final não foi diferente. Diego Alves conseguiu a defesa. No contra-ataque, pênalti para o Flamengo: Arrascaeta cobrou e fez o quarto do time rubro-negro.

Provocação na arquibancada

Com o placar praticamente definido, a torcida do Flamengo começou a gritar "olé" e pedir mais um gol.

Clima pesado

Ao apito final, o clima esquentou em campo, e um empurra-empura entre os jogadores foi iniciado. Porém, a turma do "deixa disso" chegou e acalmou os ânimos.

Afinal, gol de quem?

Após a partida, o gerente de futebol Paulo Pelaipe disse que a arbitragem informou que o segundo gol do Flamengo foi assinalado como sendo de autoria de Gabigol. Desta forma, Bruno Henrique ficou como autor de um gol, Gabigol dois e Arrascaeta mais um.

"Realmente, houve a dúvida. Depois, nos foi informado que foram dois gols do Gabigol", disse, ao SporTV.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 4 FLAMENGO

Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Público / renda: 65.418 pessoas / R$ 5.285.443,00
Cartões amarelos: Rodinei e Piris (FLA)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Bruno Henrique, aos 41 minutos do primeiro tempo (FLA), Bruno Henrique, aos 5 minutos do segundo tempo (FLA), Leandro Castan, aos 13 minutos do segundo tempo (VAS), Gabigol, aos 16 minutos do segundo tempo (FLA) e Arrascaeta, aos

Vasco
Fernando Miguel, Cáceres (Bruno César), Oswaldo Henriquez, Leandro Castan e Henrique; Richard, Raul e Lucas Mineiro (Andrey); Yago Pikachu, Talles Magno e Marquinho (Tiago Reis)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Cuéllar, Gerson (Everton Ribeiro) e Arrascaeta (Piris da Motta); Bruno Henrique e Gabigol (Berrío)
Técnico: Jorge Jesus

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, o segundo gol do Flamengo foi de Gabigol, e não Bruno Henrique. O erro foi corrigido.