Topo

"Ousadia" que levou a acidente de Schumacher é comum, segundo especialista

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

31/12/2013 06h00

Esquiar fora das pistas sinalizadas em estações de esqui é uma prática comum entre os fãs mais experientes do esporte. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Stefano Arnhold, a “ousadia” que levou o piloto Michael Schumacher a sofrer um acidente no domingo é praticada por esquiadores profissionais e amadores.

“É até comum para quem esquia muito bem. As pessoas fazem, não devem, mas fazem. Você leva aparelhos de comunicação, se resguarda de alguma maneira, mas é claro que o risco de acontecer algum acidente aumenta muito em relação a esquiar nas pistas”, afirma Arnhold.

O esquiador brasileiro admite que já praticou fora das pistas sinalizadas. “Você precisa conhecer bem a região que está, além de ser um exímio esquiador”, explica. “O maior risco não são nem os acidentes como o do Schumacher, mas sim sofrer com avalanches”, completa.

O piloto alemão, de 44 anos, esquiava com seu filho fora das pistas sinalizadas da estação francesa de Méribel e acabou sofrendo um acidente ao bater a cabeça contra uma pedra. No primeiro momento, ele ainda se encontrava consciente, antes de ser levado ao hospital local. Quando os médicos constataram a gravidade do ocorrido, ele foi transferido para o hospital da cidade de Grenoble.

O estado de saúde de Schumacher ainda é crítico, dizem os médicos. O alemão foi submetido a uma intervenção cirúrgica, está em coma induzido e segue "lutando pela vida".

"Ele está em uma situação crítica. Podemos dizer que o seu prognóstico de vida é incerto. Seu estado é muito grave", declarou o Dr. Jean-François Payen, do hospital de Grenoble, em coletiva de imprensa.

"Ele foi colocado em coma artificial. Tentamos reduzir o edema cerebral, tanto quanto possível, para reduzir a pressão no cérebro. Ele foi operado uma vez, a intervenção ocorreu sem grandes dificuldades", disse o médico. Atualmente não há outras cirurgias planejadas.

Payen também afirmou que o quadro do ex-piloto só não é pior porque ele estava usando capacete no momento do acidente. Os médicos não falaram sobre possíveis sequelas, mas Schumacher ainda corre risco de morte.