Topo

Lakers encerram ano turbulento com recorde negativo e futuro sombrio

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 09h00

A temporada em que tudo deu errado para o Los Angeles Lakers chegou ao fim neste domingo, com a derrota do time angelino para o San Antonio Spurs por 103 a 82. Favorito ao título antes da bola subir, a franquia entrou em férias mais cedo após um ano repleto de problemas, amargou uma histórica eliminação por 4 a 0 na primeira rodada dos playoffs e ainda encara a perspectiva de um futuro pouco promissor.

O fracasso nos dois anos anteriores fez com que os Lakers se mobilizassem para reforçar o time. Vieram Dwight Howard e Steve Nash, que se juntaram a Kobe Bryant, Metta World Peace e Pau Gasol em um elenco estrelar. Se no papel o time tinha tudo para dominar a NBA nesta temporada, na prática deu tudo errado.

O elenco de veteranos mostrou-se frágil diante de uma impressionante sequência de lesões. Todos os cinco titulares dos Lakers passaram um bom período da temporada afastados por algum problema físico. Somente nos playoffs, Kobe, Nash e World Peace, além de Steve Blake, estiveram ausentes de jogos contra os Spurs.

“Foi como um pesadelo. É como um sonho ruim e nós não conseguimos acordar. É como estamos nos sentindo. São coisas que ninguém poderia prever no início [da temporada], lesões e tudo isso”, lamentou Howard.

Nenhum desfalque foi mais sentido que a ausência de Kobe. Líder dentro e fora de quadra, o ala-armador sofreu grave lesão no tendão de Aquiles na reta final da fase regular, passou por cirurgia e acompanhou à distância a eliminação precoce.

AS LESÕES DOS LAKERS NA TEMPORADA 2012-13

  • - Kobe Bryant: Rompeu o tendão de Aquiles e passou por cirurgia. Só deve voltar às quadras daqui a seis meses
    - Steve Nash: Fraturou a perna no início da temporada e ficou 24 jogos afastado. Nos playoffs, voltou a ser desfalque com lesão no quadril
    - Dwight Howard: Jogou praticamente toda a temporada no sacrifício com uma lesão no ombro e chegou a perder seis jogos
    - Metta World Peace: Ficou seis semanas afastado após passar por artroscopia no joelho esquerdo. Ficou fora do jogo 4 contra os Spurs por lesão no local
    - Pau Gasol: Problema no tendão do pé direito o deixou de fora por 37 jogos. Atuou nos playoffs com lesão na mão
    - Steve Blake: Sofreu lesões no abdômen, virilha e perna. Perdeu 37 jogos da fase regular e dois nos playoffs
    - Jordan Hill: Passou por cirurgia no quadril e ficou de fora de praticamente toda a temporada

Se as lesões atrapalharam, o elenco dos Lakers não conseguiu atingir o desempenho esperado nem mesmo quando contou com todos os jogadores à disposição. Após resultados pífios na pré-temporada e no início da fase regular, o técnico Mike Brown foi substituído por Mike D’Antoni, que também não fez a equipe ‘decolar’.

Com muitos altos e baixos, os Lakers pouco incomodaram os demais candidatos ao título nos confrontos da fase regular e só garantiram a vaga para os playoffs na última rodada. No mata-mata, foram completamente dominados pelos Spurs e acabaram ‘varridos’ (quatro derrotas e nenhuma vitória) na rodada inicial da pós-temporada pela primeira vez em sua história.

A combinação entre resultados negativos e lesões ainda gerou um clima hostil dentro da franquia. Jogadores trocaram farpas pela imprensa e detonaram o técnico D’Antoni em vários momentos da temporada, incomodados por um estilo de jogo que desgastou fisicamente os veteranos e não apresentou um bom desempenho tanto na defesa quanto no ataque.

Se a turbulenta temporada chegou ao fim, os Lakers não têm motivos para enxergar uma promessa de dias melhores no futuro. Aos 34 anos, Kobe terá pela frente longa recuperação de lesão similar a que já encurtou carreiras de nomes como Charles Barkley e Shaquille O’Neal. O astro promete voltar às quadras, mas nem ele consegue definir se atuará novamente em alto nível.

Contratado para ser o futuro da franquia, Howard chega ao fim de seu vínculo com os Lakers e pode procurar outro time após tantos problemas em Los Angeles. Outro que pode sair é Gasol, com relacionamento desgastado com o treinador. Com 39 anos e desgastado após tantas lesões, Nash também não sabe qual será seu futuro. Apesar de todo o descontentamento de torcedores e jogadores, D’Antoni foi confirmado como técnico dos Lakers para o próximo ano.

“Tentei jogar da melhor maneira possível e agradeço muito o apoio dos torcedores, sua lealdade e gratidão comigo. Gostaria de ganhar mais um título aqui, mas não depende de mim”, disse Gasol. “Não tenho ideia do que vai acontecer, é algo que está fora de meu controle. A verdade é que me surpreenderia se não tivessem trocas na equipe. De qualquer forma, estou muito feliz e orgulhoso do que fiz aqui”.

CRISE NO ELENCO E RESULTADOS RUINS LEMBRARAM OUTRO SUPERTIME

  • A situação vivida pelos Lakers no decorrer desta temporada, com crise que reuniu estrelas veteranas, problemas de relacionamento, desempenho irregular e críticas públicas ao treinador, não foi inédita na história da franquia. Já na metade da fase regular, a perspectiva de fracasso do supertime fez o torcedor relembrar a frustração do elenco estrelar de 2003-04, que contava com Shaquille O'Neal, Gary Payton, Karl Malone e Kobe Bryant. Leia mais

KOBE GANHA HOMENAGEM: "VOCÊ NOS MOSTROU E MOSTRARÁ DE NOVO"