Topo

Com Borges inspirado, Cruzeiro precisa de 45min para golear Portuguesa e manter vantagem

Do UOL, em Belo Horizonte

02/10/2013 21h17

Em noite inspirada de Borges, que participou de quatro gols e marcou dois deles, o líder Cruzeiro chegou à 10ª vitória nos últimos 11 jogos e se aproximou mais um pouco da conquista do título do Brasileirão. Com grande atuação no primeiro tempo, o time celeste goleou a Portuguesa, por 4 a 0, no Mineirão, e manteve a vantagem de 11 pontos para o vice-líder Grêmio.

Sem dar brecha aos concorrentes, o Cruzeiro conquistou a 17ª vitória e foi a 56 pontos faltando 13 rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro. São 11 jogos de invencibilidade, com dez triunfos e um empate. O Grêmio chegou a 45 pontos com a vitória sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, na Arena Grêmio.

A Portuguesa, que vinha embalada por três vitórias seguidas, interrompeu a sequência que a tirou da zona de rebaixamento. Foi a segunda derrota em seis jogos no returno. O time paulista permanece com 31 pontos e na 12ª posição, mas pode cair na tabela no complemento da rodada.

A vitória do Cruzeiro foi construída no primeiro tempo, quando o time comandado por Marcelo Oliveira entrou determinado e, depois de levar um susto no primeiro minuto, em que Luís Ricardo finalizou livre na área para a defesa de Fábio, abriu o placar aos cinco minutos.

Borges recebeu na frente, ganhou da marcação e chutou na trave direita. No rebote, Everton Ribeiro tocou para o fundo da rede. O Cruzeiro manteve o ritmo e conseguiu envolver a Portuguesa com toque de bola e jogadas em velocidade.

O time celeste ampliou aos 15min. Ricardo Goulart arriscou de longe e acertou o travessão. Na sobra, Borges empurrou a bola para o gol. O atacante quase ampliou em seguida, ao acertar a trave esquerda do goleiro Lauro.

A Portuguesa esboçou uma reação e teve duas chances para marcar. Na primeira, o experiente Souza chutou de fora da área e acertou o travessão de Fábio, aos 22min. Logo em seguida, Gilberto recebeu na área, mas finalizou à direita do gol do Cruzeiro.

O time mineiro reequilibrou a partida e marcou mais dois gols. Com grande atuação, Borges voltou a ser decisivo. Depois de participar do terceiro gol, marcado por Willian aos 27min, o atacante fez o quarto dois minutos depois.

No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado. A Portuguesa ainda tentou uma reação, mas encontrou dificuldade para chegar ao gol adversário. Aos 21min, Moisés aproveitou vacilo da zaga celeste e quase marcou, mas Fábio salvou com o pé.

O técnico Marcelo Oliveira fez duas mudanças no ataque, promovendo as entradas de Dagoberto e Vinícius Araújo nos lugares de Borges e Willian. Porém, o time celeste pouco produziu na segunda etapa e viu a Portuguesa chegar com perigo em alguns momentos, mas sem conseguir superar a meta de Fábio.

CRUZEIRO 4 X 0 PORTUGUESA

Data: 02/10/2013 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil e Luís Carlos Câmara Bezerra
Renda: R$ 1.346.630
Público: 33.633 torcedores
Cartões amarelos: Borges, Dedé e Egídio (CRU); Souza (POR)
Gols: Everton Ribeiro, aos 5min, Borges, aos 15min, Willian, 27min, Borges, aos 29min do primeiro tempo;
 
CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Lucca) e Ricardo Goulart; Borges (Dagoberto) e Willian (Vinícius Araújo)
Técnico: Marcelo Oliveira

PORTUGUESA
Lauro; Corrêa, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando (Wanderson), Bruno Henrique, Luís Ricardo, Moisés e Souza (Cañete); Gilberto (Bérgson)
Técnico: Alexandre Faganello (auxiliar)