Topo

Grêmio faz 'dever de casa', vence o Atlético-PR e evita fuga do Cruzeiro

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/10/2013 21h25

Não é raro ouvir jogadores do Grêmio dizendo que para manter a boa campanha no Brasileirão é necessário vencer os jogos na Arena. E foi exatamente o que fizeram nesta quarta-feira, pela 25ª rodada. O 'dever de casa' teve como vítima o Atlético-PR. Com gol de Riveros e placar de 1 a 0, o Grêmio somou mais três pontos, não deixou o Cruzeiro aumentar a distância e segue firme em segundo.

O Cruzeiro venceu a Portuguesa e poderia abrir 13 pontos em relação ao segundo colocado. Mas com a vitória do Grêmio, 11 pontos seguem separando líder e vice. Na classificação, o feito gremista se torna relevante pois coloca o quarto colocado, Atlético-PR, 4 pontos atrás. O rubro-negro, no entanto, não tem posto no G-4 ameaçado, já que o quinto é o Atlético-MG, que não tem chances matemáticas de passar.

O jogo foi tenso, principalmente no segundo tempo. Fruto da disputa direta pelas primeiras posições, o nervosismo evidente resultou em três expulsões, duas do Atlético-PR e uma do Grêmio. Pedro Botelho, Luiz Alberto e Vargas foram para o vestiário mais cedo.

Renato Gaúcho optou por manter Vargas como titular e o esquema 4-3-3 no Grêmio. Mas a formação não foi diretamente ligada a postura ofensiva. Da mesma forma que jogou diante do São Paulo, o time gaúcho apostou na forte marcação, desde o campo do oponente.

O Atlético-PR fez exatamente o que o Tricolor esperava. Tentou, de toda forma, usar a velocidade de seus homens de frente. Foi assim logo aos 4 minutos quando Everton foi lançado e cruzou rasteiro para Ederson. No meio do caminho Bressan cortou para trás e Dida defendeu.

Aos poucos a ideia gremista mostrou-se eficiente. Com a bola, porém, o time gaúcho não conseguiu entrar na área do Atlético. As principais oportunidades vieram em chutes de longe, com Ramiro, aos 13 minutos, Kleber aos 25 e Barcos aos 33. Weverton parou os atacantes e a bola do volante foi para fora.

De dentro da área, a principal chance do primeiro tempo tinha acontecido aos 22 minutos. Vargas pegou de primeira cruzamento de Ramiro. Mas a batida cruzada acabou na linha de fundo. Até os 43 minutos. Foi quando uma bola disputada acabou com Riveros, que entrou na área e encobriu o goleiro fazendo 1 a 0 para o Grêmio. O lance significou o fim das ações relevantes no primeiro tempo.


O Atlético-PR voltou com tudo no segundo tempo. Logo aos 5 minutos, Ederson foi lançado, driblou Dida e bateu. No entanto, antes da bola passar a linha, Rhodolfo afastou de carrinho. A pressão, seguiu. Aos 10 minutos, Everton bateu cruzado e Dida se esticou colocando para escanteio.

Para 'desafogar', o Grêmio usou a velocidade de Vargas. E contou também com falhas individuais de alguns jogadores do Atlético-PR. Principalmente Manoel, que repetiu erros sempre que pressionado.

Aos 23 do segundo tempo, Luiz Alberto deu um pisão em Kleber. O árbitro não pensou duas vezes e apresentou cartão vermelho ao defensor. O Atlético-PR, quando tentava reação, ficou com um a menos. Só que o time gaúcho ficou pouco tempo com um a mais. Quatro minutos, para ser exato. Aos 27, Vargas cometeu falta e como já tinha amarelo levou o vermelho.

Aos 38 minutos, mais um jogador expulso. Pedro Botelho fez nova falta dura e também acabou excluído. O jogo terminou com dois expulsos no Atlético-PR e um no Grêmio. Se sobraram cartões vermelhos, o mesmo houve com espaço e faltaram gols. A partida viveu momentos tensos, mas acabou sem nova movimentação no placar e vitória gremista por 1 a 0. No último lance, o goleiro Weverton subiu para área do Grêmio em um escanteio. Dida defendeu, lançou Pará, e sem goleiro ele bateu quase do meio campo, mas colocou para fora. Não era necessário mais um gol.

GRÊMIO 1 X 0 ATLÉTICO-PR

Data: 02/10/2013 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Carlos Augusto Nogueira Júnior
Renda: R$ 611.860,00
Público: 21. 427 presentes
Cartões amarelos:  Ramiro (GRE), Vargas (GRE), Rhodolfo (GRE); Pedro Botelho (ATL), Léo (ATL)
Cartões vermelhos: Luiz Alberto (ATL) e Pedro Botelho e Vargas (GRE)
Gols: Riveros, do Grêmio, aos 43 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro (Saimon) e Riveros; Vargas, Barcos (Paulinho) e Kleber (Wendell).
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-PR
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Paulo Baier (Dráusio) e Everton; Ederson (Douglas Coutinho) e Dellatorre (Roger)
Técnico: Vágner Mancini