Topo

Corinthians reage contra o Bahia, vence após 8 jogos e ensaia fim da crise

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Mogi Mirim (SP)

02/10/2013 23h41

O Corinthians reagiu e, se não encerrou a crise, ao menos pode respirar aliviado depois de oito jogos sem vitórias. Nesta quarta, no início de sua turnê longe do Pacaembu, o time apostou nas bolas paradas e bateu o Bahia por 2 a 0, em uma noite de exaltação ao técnico Tite. 

Agora, a equipe finalmente chega aos 34 pontos e pula para a nona colocação do Campeonato Brasileiro. O Bahia, por sua vez, vê sua série de cinco partidas sem tropeços ruir, e cai para o 13º lugar. 

Nesta quarta, porém, o time visitante teve poucas chances de construir uma história diferente. O Corinthians, que viveu forte pressão nos últimos dias, entrou em campo nitidamente empenhado em vencer. 

Depois da goleada de 4 a 0 para a Portuguesa, o elenco corintiano se reuniu para debater a crise, a direção reforçou o apoio a Tite e o desempenho em campo mudou. Em menos de três minutos, Pato acertou a trave em uma cobrança de falta e Danilo chutou uma bola muito perto do gol defendido por Marcelo Lomba. 

A pressão foi um dos frutos da revolução que Tite promoveu na escalação. Douglas foi para o banco pela primeira vez desde que assumiu a armação no meio do Brasileirão, e Alexandre Pato, Emerson Sheik e Paolo Guerrero voltaram a iniciar uma partida juntos de maneira inédita no torneio – o trio só foi escalado assim no Campeonato Paulista, como teste. 

A situação exigia ousadia do treinador, que ainda improvisou Alessandro na esquerda, promoveu o retorno de Guilherme no meio após um mês e meio lesionado e montou a zaga com o jovem Felipe e o estreante Cléber. A torcida presente em Mogi Mirim nem sequer ousou reclamar das opções. Quando entrou em campo, Tite foi saudado pelo público presente como se o Corinthians não estivesse em turbulência. 

A visita ao interior é só a primeira de uma sequência que pode ir até o fim do ano. O clube perdeu quatro mandos de campo no Brasileirão, dois na Copa do Brasil e será denunciado pelo arremesso de uma garrafa contra um bandeirinha no último domingo. Só que nem a luz fraca ou o silêncio dos torcedores no Romildão afetaram o time. 

O Corinthians, com muito mais volume de jogo, abriu o placar aos 20 minutos, para alívio da torcida, com Guerrero escorando um desvio de Guilherme no primeiro pau, após um escanteio cobrado por Emerson. Foi só o segundo gol em nove jogos, sendo que o anterior havia sido contra o Goiás, contra. 

Aos 41 minutos do primeiro tempo, o estreante Cléber consolidou a vitória. Também após um escanteio, ele subiu no meio da área do Bahia e testou firme para fazer 2 a 0. Na comemoração, um abraço carinhoso em Tite, mais uma vez saudado pelo público. 

O apoio ao comandante alvinegro virou proteção quando, aos 20 minutos do segundo tempo, o árbitro André Luiz de Freitas se aproximou do banco de reservas para dar uma bronca em Tite. A torcida, em coro, vaiou o homem do apito, que ficou só na ameaça e manteve o treinador em campo.

O entrevero foi um dos raros momentos de emoção da partida na etapa final. O Corinthians, como tem feito nos últimos tempos, diminuiu o ritmo e deixou de atacar com tanta empolgação. Salvo alguns lances isolados de Emerson e Pato, a equipe não assustou Marcelo Lomba. Como o Bahia, mesmo com a desvantagem, não teve forças para tentar equilibrar as forças, o jogo foi sendo empurrado pelos dois lados até o apito final.

O Corinthians volta de Mogi ainda nesta quarta com a vitória na bagagem, mas ainda sem o fim da crise. No próximo domingo, a equipe vai até Belo Horizonte seriamente desfalcada. Pato, convocado, já era problema conhecido. Emerson, porém, complicou a vida de Tite ao receber o terceiro cartão amarelo. Pela terceira vez no Brasileiro, ele terá de cumprir suspensão automática.

Já o Bahia volta para casa para tentar voltar a vencer. O time vai enfrentar a Ponte Preta, e precisa dos três pontos para não se aproximar perigosamente da zona do rebaixamento. 

CORINTHIANS 2 x 0 BAHIA

Data: 02/10/2013 (quarta-feira)
Local: Romildo Gomes Ferreira, em Mogi Mirim (SP)
Renda e Público: 9.917 pagantes/R$ 233.758,00
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Fabiano da Silva Ramires
Cartões amarelos: Emerson, Edenílson (COR); Lucas Fonseca, Willian Barbio (BAH)
Gols: Guerrero, aos 20 min, e Cléber, aos 41 min, do 1º tempo

CORINTHIANS
Cássio, Edenílson, Felipe, Cléber, Alessandro; Ralf, Guilherme, Danilo; Emerson (Romarinho), Alexandre Pato e Guerrero (Maldonado). Técnico: Tite

BAHIA
Marcelo Lomba, Madson, Lucas, Fonseca, Titi, Jussandro; Feijão, Hélder, Marquinhos Gabriel (Wangler); Wallyson (Obina), Fernandão e Willian Barbio (Rafael Miranda). Técnico: Cristovão Borges