Topo

Fla vence o Coritiba no Couto após 15 anos e abre distância da degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2013 23h46

O Flamengo fez uma ótima apresentação e quebrou dois tabus de uma vez ao vencer o Coritiba por 2 a 0 na noite desta quarta-feira. O time carioca conseguiu vencer dois jogos seguidos pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro e derrotou a equipe paranaense no Couto Pereira após 15 anos de jejum. André Santos, aos 45min do primeiro tempo, e Wallace, aos 4min da segunda etapa, marcaram para o Rubro-negro.

O resultado faz com que o Flamengo ganhe quatro posições, agora em 11º, com 33 pontos. O Coritiba, que contou com a estreia do técnico Péricles Chamusca e não vence há sete jogos, cai para o 15º lugar, com 31 pontos em 25 rodadas. O time curitibano está apenas seis pontos acima do Criciúma, primeira equipe na zona de rebaixamento.

Os dois clubes terão pela frente clássicos na próxima rodada do torneio nacional. O Flamengo enfrenta o Vasco no domingo, às 16h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo dia e horário, o Coritiba enfrenta o Atlético-PR no estádio Durival de Britto, na capital paranaense.

O Flamengo teve uma surpresa na escalação e entrou em campo com jogadores mais ofensivos. O volante Luiz Antônio foi barrado por Jayme de Almeida para a entrada do meia Carlos Eduardo. Com isso, Elias atuou como segundo volante, armando as jogadas de trás. A troca pareceu funcionar bem. O visitante carioca tinha uma saída de bola melhor e criava mais que o Coritiba, principalmente pelo lado direito do ataque.

A primeira chance de perigo veio aos 9min, quando Paulinho chutou cruzado e Hernane chegou milésimos de segundo atrasado para completar de carrinho. Elias, dois minutos depois, em chute forte, aumentou a pressão. A melhor oportunidade, porém, ocorreu aos 21min. Hernane recebeu passe na área pela direita e cruzou para André Santos, que cabeceou por cima do gol dentro da pequena área. 

O jogo perdeu emoção após os 25min, mas pegou fogo justamente no minuto final. O Coritiba teve boa chance de marcar com Robinho, mas João Paulo cortou o chuto em cima da linha. No contra-ataque do lance, o próprio João Paulo lançou André Santos, que dominou na área e, mesmo marcado, chutou cruzado de esquerda para colocar o Fla em vantagem.

O gol adversário no último minuto pareceu abalar o Coritiba, que voltou desligado na segunda etapa. Tanto que o segundo do Flamengo veio logo aos 4min. Após saída ruim do goleiro Vanderlei, Chicão se esticou para evitar a saída da bola pela linha de fundo e cruzou. Wallace subiu mais que os defensores do alviverde e testou para aumentar o placar fora de casa.

O Coritiba ainda ensaiou uma pressão após o segundo gol, lançando o time ao ataque e dando espaços atrás. Desorganizado, o time paranaense levou pouco perigo e o time carioca ficou mais próximo do terceiro. A segunda etapa contou com menos futebol e lances de emoção em relação ao primeiro tempo.

O estreante Péricles Chamusca ainda trocou o atacante Bill por Lincoln e viu o volante Germano ser expulso, mas o jogo já estava definido. Jayme de Almeida, por sua vez, aproveitou para sacar André Santos e Carlos Eduardo, que mostravam sinais de cansaço e evitar uma suspensão para o clássico contra o Vasco.

CORITIBA 0 X 2 FLAMENGO

Data: 2/10/2013 (quarta-feira)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence e Jose Javel Silveira
Cartões amarelos: Germano e Bill (CFC); Chicão (FLA)
Cartões vermelhos: Germano (CFC)
Gols: André Santos, aos 45min do primeiro tempo, e Wallace, aos 4min do segundo tempo

CORITIBA
Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo Goiano; Marcos Paulo (Emerson Santos), Germano, Robinho e Alex; Vitor Júnior (Maykon) e Bill (Lincoln)
Técnico: Péricles Chamusca

FLAMENGO
Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos (Cáceres) e Carlos Eduardo (Luiz Antônio); Paulinho e Hernane (Marcelo Moreno)
Técnico: Jayme de Almeida